Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
O INSTITUTO BRASILEIRO DE BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÂO E AS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO: PERSPECTIVAS SOCIAIS E TECNO-POLÍTICAS DA PRIMEIRA METADE DA DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA (1964-1976)
Thayron Rodrigues Rangel, Ricardo Medeiros Pimenta

Última alteração: 2016-09-22

Resumo

Objetiva a partir da contextualização do cenário social, político e tecnológico, compreender o surgimento do IBBD, bem como os fatores que nortearam sua criação e desenvolvimento. Exequível a partir de uma revisão de literatura e análise de documentação primária e Legislações Específicas, tentar-se-á, de forma não exaustiva, remontar os cenários e períodos históricos que emergiram ao longo dos estudos, como marcos para entendimento. Apresentaremos ainda, a trajetória desde o surgimento do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação e, sua importância no âmbito biblioteconômico até a mudança de seu nome para Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia. Vimos a importância da dicotomia entre as facetas militares e científicas de controle e difusão da informação. De fato, a aplicabilidade dada as estas formas de produção, controle e uso das informações, demonstrou-se um tanto distinta. De um lado, temos as Políticas de Informação cadenciadas a partir as diretrizes traçadas pelo Sistema Nacional de Informação, pelo Serviço Federal de Informação e Contra Informações e demais departamentos militares e, de outro lado, todo controle da informação científica, com fins de acesso e alicerce para os desenvolvimentos tecnológicos. Acreditamos por fim, que as políticas externas ao IBBD aqui apresentadas de forma sumária, alicerçarão estudos posteriores, facilitando o entendimento dos fatores e dimensões que atuam na práxis dos institutos de informação.

Texto completo: PDF