Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
LEITURA E AUTORIA SOB UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPE: A VIVÊNCIA DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE LEITURA
Hélio Márcio Pajeú

Última alteração: 2016-11-21

Resumo


Esse trabalho se propõe a refletir, a partir de um relato de experiência sobre práticas pedagógicas realizadas na disciplina Seminários de Leitura, as concepções teóricas sobre leitura e autoria desenvolvidas no curso de Biblioteconomia da UFPE, problematizando tais ações tendo por base proposições de atividades de leitura e escrita literária fundamentadas no pensamento dialógico de Mikhail Bakhtin. Concretiza uma discussão que coaduna leitura e autoria sendo trabalhadas de maneira pragmática e interdisciplinar que se esquive de uma dialética monológica e considere os atos éticos e estéticos dos sujeitos nas suas interações cotidianas, levando-os a constituírem suas identidades de leitores e autores para evidenciar a importância e a necessidade de sua promoção nos cursos de Biblioteconomia. Por fim, narra os resultados das atividades de leitura e produção literária dos mais variados gêneros, desenvolvidos por alunos do primeiro período no contexto dessa disciplina, que foram materializados nos livros Memórias de Quartas-feiras e Literatura de Quarta, publicados, respectivamente nos anos de 2015 e 2016.

Texto completo: PDF