Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
OS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS NO BRASIL: UM ESTUDO DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
josimara dias brumatti, Simone da Rocha Weitzel

Última alteração: 2016-11-22

Resumo

A pesquisa tem por objetivo caracterizar o Acesso Aberto Verde no Brasil, verificando se os Repositórios Institucionais nacionais estão desempenhando esta estratégia de acordo com a proposta da BOAI (2002) e Harnad e outros (2004).  A análise foi baseada na produção científica publicada em periódico e depositada em Repositórios Institucionais. Para isso, foram selecionados três casos típicos: Os Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Física e Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Brasília e da Universidade Federal da Bahia. A plataforma Sucupira forneceu os dados dos artigos publicados por cada programa os quais foram verificados se estavam depositados nos respectivos repositórios, a saber, Repositório LUME, Repositório da UNB e Repositório da UFBA. A seleção dos casos foi baseada no ranking Web of Repository em que os repositórios brasileiros estavam nas primeiras colocações em 2014. Os Programas foram selecionados tendo em vista as áreas temáticas dos repositórios pioneiros: Física (arXiv), Psicologia (Cogprint) e Economia (RePEC). Os resultados apresentados nesta pesquisa são preliminares e estão baseados nos dados da Plataforma Sucupira do ano 2013. A produção científica analisada, que somou 525 artigos, foi categorizada de acordo com a nacionalidade dos periódicos, o idioma do artigo e o modelo de negócios dos periódicos conforme as definições de Harnad (2012) e de Weitzel (2014). Dentre os principais resultados foi verificado que 70% dos artigos depositados nos Repositórios LUME, UNB e UFBA são publicados em periódicos de Acesso Aberto Dourado e que cerca de 30% desta produção possui barreiras de acesso como pagamento para publicar ou de assinatura do periódico.

Texto completo: PDF