Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A INFORMAÇÃO NAS LETRAS DAS MÚSICAS DE CHICO BUARQUE NO PERÍODO (1968-1978): O USO DA CATEGORIZAÇÃO E DA ANÁLISE DE ASSUNTO COMO FORMA DE TRATAMENTO DA DIMENSÃO SOCIAL DA INFORMAÇÃO MUSICAL
Emanuella Maria Barbosa Lourenço Bezerra, Raimundo Nonato Macedo dos Santos

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Objetiva-se compreender a contribuição da Organização da Informação na análise da informação musical por meio da produção de Chico Buarque no período do Ato Institucional Nº 5 (1968-1978). Elegeu-se como objeto de estudo um total de 25 (vinte e cinco) letras compostas no período mais dura da censura, durante a Ditadura Civil Militar no Brasil. As análises foram norteadas por meio do arcabouço teórico da Ciência da Informação, ressaltando sua influência, relevância e usos na sociedade. A pesquisa de caráter descritivo, ancorou-se em estudo documental e bibliográfico, classificando e desenvolvendo categorias por meio das técnicas de Análise de Assunto, desenvolvida no âmbito do Tratamento Temático da Informação, norteadas pelas linhas de Dias e Naves (2013) e Guimarães (2008). Dentre o conjunto de técnicas escolhidas para atingir os objetivos da pesquisa, um pouco da Análise do Discurso, sob um viés pós-estruturalista pautado nas linhas de Michel Foucault (1987, 2013), foi utilizada, além da análise de conjuntura para o entendimento do cenário político-social do período. Metodologicamente, o processo de Análise de Assunto, através da classificação, tratamento temático da informação e indexação foram empregados como forma de tratamento, extraindo-se as microestruturas das letras das músicas (processo de indexação), considerando o estudo de Pinto Molina (1992). Assim, foi possível identificar e classificar as categorias temáticas que emergiam do conjunto de músicas que compõem a amostra desta pesquisa, a saber: Canções de protesto, Personagens femininos marginalizados e Canções de amor, sentimento. Os termos extraídos por meio da indexação, permite ao usuário que busque recuperar as informações musicais da pesquisa, visualizar o contexto histórico que permeou o período analisado pelo recorte, além de evidenciar as questões sociais e políticas, ressaltando parte de muitas das memórias coletivas da época. Ressalta-se ainda, que foi possível verificar que todo o discurso das composições do artista evidencia um ato político em si de resistência ao sistema ditatorial em que o Brasil estava imerso no período.

Texto completo: PDF