Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
A FORÇA DA COOPERAÇÃO PARA MANTER A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Vagner Almeida dos Santos, Eduardo da Silva Alentejo

Última alteração: 2016-11-21

Resumo

Trata sobre a cooperação bibliotecária entre bibliotecas universitárias. O objetivo da pesquisa é analisar as possíveis contribuições advindas da cooperação entre bibliotecas de instituições de ensino superior. O escopo do estudo considera a cooperação como uma alternativa para à gestão bibliotecária. Na metodologia definiu-se um estudo exploratório e de natureza qualitativa. A investigação empírica ocorre nas bibliotecas da Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Os resultados da revisão de literatura indicam que há várias contribuições provenientes da cooperação bibliotecária. Analisando os documentos institucionais das bibliotecas pesquisadas, identifica-se que o acordo de cooperação técnica existente entre elas é um instrumento administrativo fundamental para a concretização das negociações. A convivência dessas bibliotecas juntas tem auxiliado suas comunidades acadêmicas a um melhor acesso à informação. Com a continuação da pesquisa, espera-se melhorar o contrato atual e chegar à sua reformulação.

Texto completo: PDF