Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, IX Seminário de Saberes Arquivísticos

Tamanho da fonte: 
O novo Regime Jurídico da Classificação e Avaliação da Informação Arquivística: contributo para um mapeamento de questões no campo das Políticas de informação
Pedro Penteado

Última alteração: 2019-09-23

Resumo


A comunicação apresenta, em linhas gerais, alguns aspetos do novo Regime Jurídico da Classificação e Avaliação da Informação Arquivística (RJCAIA), em fase de pré- publicação, e procede à sua análise enquanto objeto de estudo no domínio da Ciência da informação, em particular das Políticas de informação. Para o efeito, começa por definir o contexto de produção do RJCAIA, apresentado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e pela área governativa da Cultura como futuro diploma estruturante no domínio das políticas de classificação e avaliação e da gestão da informação pública. A este nível, destaca as motivações que conduziram à sua elaboração, bem como os principais projetos e instrumentos da DGLAB que resultaram no aparecimento da nova proposta legislativa, entre os quais a Lista Consolidada para a classificação e avaliação da informação arquivística e a Plataforma CLAV. O autor efetua depois uma análise e modelação do processo de produção do RJCAIA na perspetiva das Políticas de informação. Conclui apresentando o seu contributo para o mapeamento de questões e problemas de investigação que podem ser colocados no âmbito do processo de construção, aprovação, implementação e avaliação deste tipo de políticas e diplomas legais.

Palavras-chave: Políticas de informação; Política arquivística; Administração Pública; Regime Jurídico da Classificação e Avaliação da Informação Arquivística; Plataforma CLAV.


Texto completo: PDF