Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Minicursos

MINICURSOS

Ministrados no dia 06/12/2016 - Carga Horária: oito horas (8h) - Ocorrerão em horários concomitantes.

1) O Legado Educacional do Período Militar: A Memória como Resistência.

Ministrantes: Profa. Dra. Maria Elizete Guimarães Carvalho (UFPB: PPGE e PPGDH); Profa. Dra. Grinaura de Medeiros Morais (UFRN; PPGDH) e Prof. Ms. Rogério Lima (UFRN- Doutorando PPGE)

Ementa:

Antecedentes da ditadura civil-militar no Brasil. Estado militar e educação: as reformas. O declínio da ditadura e a repressão contada e cantada pela música. O legado da ditadura civil-militar.

2) Direito à Memória e à Verdade: práticas docentes

Ministrantes: Profa. Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (UFPB: PPGE e PPGDH), Profa. Dra. Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (UFPB: PPGDH) e Profa. Dra. Vilma de Lurdes Barbosa e Melo (UFPB: PPGH)

Ementa:

Justiça de Transição. Direito à Memória e à Verdade. Linha de tempo da transição democrática no Brasil. Educar para Nunca Mais: princípios teórico-metodológicos, práticas docentes e recursos didáticos.

3) Segurança Pública e Direitos Humanos

Ministrantes: Prof. Dr. Paulo Vieira de Moura (UFPB: CCJ/DCJ) e Dra. Lúcia Lemos Dias (UFPB: NCDH)

Ementa:

Políticas Públicas e direitos humanos. Violências e Segurança Pública. Política Nacional de Segurança Pública. Sistema Único de Segurança Pública. Modelos de Segurança pública: Repressivo e Preventivo. Sistema de Segurança Pública. Participação e controle social em Segurança Pública.

4) No Balanço da Rede: Midiativismo, Feminismo e Sexualidades em Movimento.

Ministrantes: Profa. Dra. Margarete Almeida Nepomuceno (UFPB: CCTA) e Profa. Dra. Glória Rabay (UFPB: CCTA)

Ementa:

Na sociedade em Rede, a internet e a cultura midiática se entrelaçam como potências criativas para novos mecanismos de ativismo social, conhecidos como midiativismo e cibermilitância. São formas autônomas de contra poder que surgem da necessidade de compartilhar as experiências de resistência às múltiplas formas de opressão às minorias, subvertendo a prática da comunicação de poderes constituídos pela mídia tradicional. Constroem desta forma, protagonismos para multiplicidade das identidades não hegemônicas, seja através dos espaços de narrativas de subjetivação, como também na construção da coletividade como constituição de outras formas de lidar com as relações sociais através das tecnologias da informação. O minicurso tem como objetivo oferecer a pesquisador@s e estudantes instrumental teórico, analítico e metodológico para compreender o processo de militância em rede midiática, tendo como recorte a experiência de movimentos de atuação na internet de grupos de mulheres feministas e diversidade sexual. O minicurso pretende perpassar algumas questões: Como as redes sociais são espaços políticos de atuação? Quais as reinvenções de militância? Como estes movimentos estão transgredindo o sistema normativo de informação e luta social? De que maneira o midiativismo pode ser um instrumento de inclusão e cidadania? São estratégias de reflexão prática na construção de novos significados para o empoderamento de mulheres e sexualidades não-normativas.

5) Direitos, Cidadania e Sexualidades Humanas: a (in)visibilidade das sexualidades divergentes no direito pátrio

Ministrantes: Prof. Dr. José Baptista de Mello Neto (UEPB e UFPB); Profa. Dra. Michelle Barbosa Agnoleti (UEPB e UFPB)

Ementa:

Aspectos Introdutórios: Orientação Sexual e Identidade de Gênero. Diferenças, Diversidades e Igualdades. O Estado Democrático de Direito: da igualdade formal a igualdade substancial.

6) Justiça de Transição no Brasil: o papel das Comissões da Verdade

Ministrante: Profa. Dra. Maria de Fátima Marreiro de Sousa (UFPB: CCHLA/NCDH)

Ementa:

A redemocratização do Brasil: Lei de Anistia de 1979. A Abertura Política. Justiça Transicional: significado e os quatro caminhos da justiça. A Lei das Vítimas de Assassinato e Desaparecimento Político de 1995. A instalação da CNV - Comissão Nacional da Verdade em 2012 e a Lei de Acesso à Informação. O Relatório de 2014 da Comissão Nacional da Verdade. As Comissões Estaduais da Verdade.

 

Palestrantes

adelaide.png

Adelaide Alves Dias

Possui graduação em Psicologia (1986) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professora e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (Biênios 2014-2016 e 2016-2018), da Universidade Federal da Paraíba. Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES NF 797/2010, é pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB) e do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB). É coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC). Tem experiência nas áreas de Educação e de Psicologia, com ênfase em Educação Infantil e Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, educação infantil, autonomia, políticas públicas educacionais e educação em direitos humanos.

 

alberto.png

Alberto Filippi

Doutor em Filosofia na Universidade de Roma La Sapienza e Doutor Honoris Causa em Ciência Política pela Universidade Ricardo Palma, no Peru. Graduado em Direito pela Universidade Central da Venezuela. É um dos professores fundadores da Escola do Serviço de Justiça e Direitos Humanos e do Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Nacional de Lanús - Argentina. Liderou projetos de pesquisa para o levantamento e recuperação de arquivos europeus, memória e historiografia.

 

ariosvaldo.png

Ariosvaldo da Silva Diniz

Tem Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela USP. É professor da UFPB. Publicou vários títulos na área de Sociologia, entre eles: Cartografia das Novas Investigações em Sociologia, A Maldição do Trabalho e Medicinas e Curandeirismo no Brasil. Coordena o Núcleo de Estudo da Violência e desenvolve pesquisas na área de trabalho, saúde e violência.


boris.png

Boris Hau Espinosa

É advogado, pesquisador jurídico do Observatório de Justiça Transicional do Centro de Direitos Humanos da Universidade Diego Portales e profesor de Direitos Humanos na Universidade Alberto Hurtado, no Chile. Faz análise e compilação da jurisprudencia de tribunais de direitos humanos durante a época da ditadura. Tem experiência como pesquisador em Direitos Humanos das Comissões da Verdade Valech I e II, ambas sobre prisão política no Chile.

 

carla.png

Carla Juliana Pissinatti Borges

Formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi Assistente de Pesquisa no Instituto Internacional de Educação da UNESCO, em Genebra, e Assistente de Projetos no Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil e no ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade. Presta serviços de consultoria à Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação desde outubro de 2009. Atualmente é Coordenadora de Políticas de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de São Paulo.


castor.png

Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

Pós-doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Doutor em Filosofia pela Universidad de Deusto, ambos na Espanha, Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem graduação em Filosofia pela Faculdade Ipiranga e Universidade de Comillas, em Madri. É professor do Programa de Pós-Graduação-Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos e do Grupo de Pesquisa CNPq, "Ética, biopolítica e alteridade". Também é secretário da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP).

 

cecilia.png

Cecilia Cardito

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Nápoles L’Orientale e pesquisadora da Fundação Lelio e Lisli Basso - Seção Internacional, em Roma-Itália.

 

cesar.png

Cesar Augusto Baldi

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, na Espanha, Mestre em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É servidor do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Brasília. Tem experiência na área de Direito, com atuação em direitos humanos, interculturalidade, Islã, feminismo islâmico, indígenas, comunidades tradicionais, teorias críticas de direitos humanos, racismo, quilombolas e territorialidades.

 

duciran.png

Duciran Van Marsen Farena

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1986) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba, lecionando as disciplinas Direito Tributário e Ciência das Finanças e Direito Financeiro. É Procurador da República desde 1997. Atualmente é Procurador Regional da República, lotado na Procuradoria Regional da República da 5a. Região (Recife-PE). Lotado em João Pessoa-PB, de 2003 a 2014, foi Procurador Regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba de 2003 a 2013. Foi Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba no período 2008-2012 e conselheiro desde 2007. Coordenador Geral do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura da Paraíba (2011-2014). Tem experiência na área de Direito Público (Direito Constitucional, Administrativo, Econômico, Financeiro, Tributário), Direito do Consumidor e Direitos Humanos.

 

emir.png

Emir Sader

Possui Graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Ciência também pela USP. É professor do Laboratório de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Estado e Governo, com atuação nos temas ligados à América Latina, pós-neoliberalismo, política e pensamento crítico. É Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

geovania.png
Geovânia da Silva Toscano

Tem graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pesquisadora na UFRN e professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As áreas de atuação seguem os temas sobre juventude; ensino médio; ensino superior; extensão universitária; educação, cultura e sociedade, educação e direitos humanos, ensino de sociologia, saúde e sociedade; meio ambiente e sociedade. É, também, chefe do Departamento de Ciências Sociais na UFPB.

 

ilana.png

Ilana Lemos de Paiva

Doutora pelo Programa Integrado de Pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB, com estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Com Mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora do Departamento de Psicologia da UFRN e coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Com experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Comunitária e atuação em teoria social marxiana, políticas públicas, direitos humanos e infância e juventude em contextos de violência.


joao.png

João Ricardo Dornelles

Graduado e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio; Coordenador-Geral do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio; Membro fundador e diretor nacional da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-graduação (ANDHEP); Pesquisador do CNPQ (Produtividade em Pesquisa); Membro da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro; Pesquisador na PUC-Rio da Cátedra Unesco "Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança"; Membro fundador da Red Latinoamericana de Derechos Humanos y Seguridad Pública; Tem experiência na área de Direito Público, Criminologia, Direitos Humanos e Sociologia Jurídica com ênfase em Direito Público.

 

jussara.png

Jussara Carneiro Costa

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (2014). É professora da Universidade Estadual da Paraíba. Coordena atualmente o NINETES/UEPB (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Tecnologias Sociais) por meio do qual desenvolve atividades articuladas de ensino, estudos, pesquisas e, em interface com a extensão universitária, produções e intervenções, articuladas pelo esforço de problematizar a atuação de marcadores sociais da diferença na produção de dinâmicas sociais do estado da Paraíba. 

 

luciano.png

Luciano Mariz Maia

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Direito pela Universidade de Londres e Bacharel também em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde é professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos. É Subprocurador-Geral da República - Procuradoria Geral da República. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atua e estuda as temáticas da Segurança Pública, Política Criminal e Tortura.

 

luiza.png

Luiza Erundina

Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Desenvolvimento de Comunidade pela Escola de Serviço Social da Universidade Católica do Salvador, na Bahia e em Administração e organização de Empresas de São Paulo. Em 1988 foi eleita a primeira prefeita de São Paulo, onde hoje é deputada federal.

 

luziana.png

Luziana Ribeiro Ramalho

Doutora em Sociologia, Mestrado em Sociologia Rural, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do Departamento de Serviço Social da UFPB e membro do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Atua nas áreas relacionadas à violência, segurança pública e gênero e direitos humanos.


marcelo.png

Marcelo Dalmás Torelly

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília, onde também é pesquisador de pós-doutorado junto ao grupo Direito, Sociedade Mundial e Constituição. É coordenador de projeto na Organização Internacional para as Migrações (OIM), escritório nacional do Brasil. Foi coordenador geral de Memória Histórica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Tem experiência na área de teoria do direito, direito constitucional, direitos humanos, direito internacional e direito comparado; e atua nas áreas de cooperação internacional e direito administrativo.

 

marcelohenrique.png

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado em Sociologia e Graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É professor do Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. É líder do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades, e vice-líder do grupo de pesquisa: Diversiones - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade, ambos os grupos da – UFPE. Tem experiência no campo da Educação, Sociologia e História com ênfase nas discussões sobre inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, pós-colonial, representações sociais atuando principalmente nas temáticas que envolvem educação, políticas educacionais, gênero, sexualidades e direitos humanos.

 

marcos.png

Marcos Ferreira da Costa Lima

Pós-doutor pela Université Paris XIII- Villetaneuse, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em Filosofia Política pela Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques, na França. É professor do Departamento de Ciência Política na UFPE, diretor da Associação Brasileira de Relações Internacionais, membro do conselho deliberativo e coordenador de projeto do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Globalização e atuação em temas como Mercosul, Brasil, globalização, América Latina e Política Internacional Comparada.

 

maria.png

Maria Cecília Barreto Amorim Pilla

Tem doutorado, mestrado e graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da graduação em Direito pelo Centro Comunitário Curitiba (UNICURITIBA). É professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. É membro do projeto DIAITA – Patrimônio Alimentar da Lusofonia, no campo da história e cultura da alimentação da Universidade de Coimbra. Com experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando nas linhas de pesquisa relacionadas à história da alimentação, diferenciação social, comportamento adequado e boas maneiras; alimentos, símbolos, civilização; e processo civilizador e direitos humanos.

 

mariafernanda.png

Maria Fernanda López Puleio

Defensora Pública Oficial da Defensoria Pública Geral da Argentina e Defensora Interamericana. É responsável pela Secretaria Especial, criada recentemente, do Conselho Público para a implementação estratégica do Sistema de Justiça Criminal pela Secretaria Geral da Política Institucional do Gabinete do Defensor Público - Argentina. Já foi Consultora Internacional das Nações Unidas, Assessora da Câmara dos Deputados da Argentina, do Ministério da Justiça da Argentina e da Convenção Constitucional que reformou a Constituição Argentina em 1994. É professora de Defesa Pública na Escola do Serviço de Justiça da República Argentina. Em 2016, foi eleita Coordenadora da Comissão Assessora dos Defensores Interamericanos perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

michelle.png

Michelle Barbosa Agnoleti

Doutora em Sociologia, Mestra em Ciências Jurídicas e graduada em Direito, todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora substituta do curso de graduação em Direito também da UFPB, diretora de Direito Homoafetivo do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM/PB) e associada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Suas áreas de atuação são direcionadas aos Direitos Humanos, Direito Penal e Processual Penal, Sociologia, Gênero, Direitos Sexuais e Reprodutivos. Com pesquisas votadas para temas como travestis, gênero, sexualidade e prostituição, indústria transnacional do sexo, tráfico de pessoas, políticas migratórias e normas internacionais relacionadas.

 

paulo.png

Paulo Velten

Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestre em Políticas Públicas em Processo pela Faculdade de Direito de Campos (UNIFLU) e especialista em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina (FADIC). É professor e coordenador do Colegiado do Curso de Direito, do Curso de Educação em Direitos Humanos, da Especialização em Educação em Direitos Humanos na modalidade a distância, do Projeto de Extensão em Mediação; e subcoordenador da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão da Verdade da Escola de Magistratura, da Comissão de Prevenção e Combate e do Projeto de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. Tem experiência no Magistério de Direitos Humanos, Direito Ambiental, Direito Constitucional, Mediação em Conflitos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Tributário, Introdução ao estudo do Direito, Prática Forense.

 

renan.png

Renan Honório Quinalha

Doutorando em Relação Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Mestre com distinção em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Direito pela Universidade de São Paulo (USP) com habilitação na área de Direito do Trabalho. Membro da Diretoria do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST). Assessor da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva". Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo. Militante de direitos humanos.

 

ricardo.png

Ricardo Barbosa da Lima

Doutor em Desenvolvimento Sustentável e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UNB) e, durante esse período, realizou estágios e cursos de formação complementar na Universidad Nacional Autônoma de México. Tem Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor de Sociologia, com ênfase em Métodos, na Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e participa no Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas em Direitos Humanos, além de coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. As áreas de pesquisa e atuação são Direitos Humanos e violência, Interdisciplinaridade e Técnicas e Métodos de Pesquisa.

 

rodrigo.png

Rodrigo Freire de Carvalho e Silva

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UNB), com doutorado-sanduíche junto à Universidad de Chile, em Santiago, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professor de Ciência Política no Departamento de Ciências Sociais e vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB e integrante dos Grupos de Pesquisa "Instituições Políticas e Democracia" e "Memória, política e direitos humanos". Também leciona no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, ambos da UFPB). É Presidente da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em: Democracia, Partidos Políticos e Eleições; História Política Contemporânea; Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento.

 

rubens.png

Rubens Pinto Lyra

Pós-doutor em Ciências Humanas pela Université de Picardie Amiens; Doutor em Direito pela Univeristé de Nancy e Université de Larraine; Mestre em Ciência Política pelo Centre Européen Universitaire de Nancy, todos na França. Graduado em Literatura e Língua Francesa também pela Université de Lorraine, na França; em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais da UFPB, voluntário no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e integrante do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, ambos da UFPB. Presidiu o Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba, o Fórum Nacional dos Ouvidores Universitários, a Associação Brasileira dos Ouvidores e o Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos. Suas linhas de pesquisas são nas áreas de teoria política, socialismo, democracia, democracia participativa e direitos humanos.

 

simona.png

Simona Fraudatario

Tem licenciatura em Línguas com especialização em Estudos Históricos com ênfase na História da América Latina. Trabalha na Fundação Lelio e Lisli Basso – ISSOCO, no Tribunal Permanente dos Povos, como pesquisadora e coordenadora das atividades para a América Latina e Ásia, especificamente Colômbia, México, Argentina, Índia e Camboja. É membro da Associação Internacional de Estudos sobre Genocídio e de redes italianas e de promoção internacional dos Direitos Humanos na Colômbia.

 

solon.png

Solon Eduardo Annes Viola

Tem mestrado e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e graduação também em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos, com experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação. Foi coordenador do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Atua principalmente nos temas relacionados a direitos humanos, cidadania movimentos sociais, educação e práticas pedagógicas. Suas linhas de pesquisa apontam para os atores sociais, políticas públicas e cidadania.

 

suzany.png

Suzany Ludmila Gadelha e Silva

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É psicóloga na UFPB e integrante do Levante Popular da Juventude na Paraíba.

 

tullo.png

Tullo Vigevani

Pós-doutor em Ciências Humanas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Livre-docente em Ciências Humanas e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Ciência Política pela Università degli Studi Roma Tre, UNIROMA, na Itália. É professor de Ciência Política na UNESP. É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos dos Estados Unidos (INCT-INEU). Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais.

 

vanessa.png

Vanessa Maria de Castro

Tem Pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB) com um período de pesquisa na Universidade de Oxford. Mestre em Educação pela Universidade de Reading, na Inglaterra. Graduada em Geografia no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Coordena o mestrado em Direitos Humanos e Cidadania no Centro Multidisciplinar de Estudos Avançados da UNB. Participa de um grupo de pesquisa voltado para a criação de metodologias de avaliação do sistema educacional brasileiro e o impacto causado na sociedade. As linhas de pesquisa são voltadas para a avalição de políticas públicas, políticas educacionais, programas de transferência de renda, desigualdade, pobreza e direitos humanos.


vitor.png

Vitor Souza Lima Blotta

Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP) e atual Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). É mestre e doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. Trabalha especialmente com Filosofia do Direito, Filosofia Política e Comunicação, e discute temas como Direitos Humanos, Democracia, Esfera Pública, Mídia e Políticas de Comunicação, Violência e Segurança Cidadã.

 

 

Coordenadores

tosi.png

Giuseppe Tosi

Tem Pós-doutorado em Teoria e História dos Direitos Humanos pela Universidade de Florença e de Camerino, Doutorado em Filosofia pela Universidade de Pádua e graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Milão, todas na Itália. É professor do Departamento de Filosofia; vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB e do Doutorado Integrado de Filosofia UFPE-UFPB-UFRN. Também é líder do Grupo de Pesquisa “Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia”, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Representa a UFPB na Cátedra Unesco de Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança. Suas áreas de interesses são Filosofia Política; Teoria e História dos Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.


gustavo.png

Gustavo Barbosa de Mesquita Batista

Doutor em Teoria Dogmática do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde é graduado em Ciências Jurídicas. É professor do Centro de Ciências Jurídicas, membro da Comissão de Direitos Humanos e coordenador do curso de Direito – Campus I da UFPB. Entre 2005 e 2007, foi membro colaborador junto à UFPB do Projeto ALFA intitulado: Human Rights Facing Security, vinculado à Universidade de Florença (Itália) e com a participação das Universidades de Pisa (Itália), Minho (Portugal) e Essex (Grã-Bretanha), além da UFPB, pelo Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.


jose.png

José Baptista de Mello Neto

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Ciências Jurídicas pela UFPB. É professor das Universidade Federal e Estadual da Paraíba (UFPB/UEPB), ex-coordenador-geral do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos e presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB/PB. Também é membro do Núcleo de Cidadania e Educação e Direitos Humanos da UFPB e da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP).

 

lucia.png

Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada também em História e com especialização em Cultura Afro-brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora Titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, integra a Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória do Estado da Paraíba, além de ser coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Tem experiência nas áreas de documentação e memória, extensão, direitos humanos e ditadura militar.

 

paulo4c974.png

Paulo Vieira de Moura

Doutor em Sociologia, Mestre em Ciências Jurídicas e graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também é professor do Departamento de Ciências Jurídicas (CCJ). É membro da Comissão de Direitos Humanos e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, onde é coordenador do grupo temático Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos. Tem experiência nos campos de Direitos Humanos, Prática Jurídica, Direito Civil, Direito Processual Civil, Instituições de Direito Público e Privado e Segurança Pública.


maria7e3a8.png

Maria de Fátima Pereira Alberto

Pós-doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB. É representante da UFPB no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI). Integra o GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e a Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia (REDIDI). Coordena o GT Direitos da Criança e do Adolescente do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/UFPB). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Infância e Adolescência em Situação de Risco, Subjetividade e Trabalho, trabalho infantil, trabalho precoce, direitos humanos e políticas públicas.

marianazare.png

Maria de Nazaré Tavares Zenaide

Doutora em Educação, Mestre em Serviço Social e graduada em Psicologia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também é professora, no Departamento de Serviço Social. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Representante da Linha de Pesquisa Cultura e Educação em Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e da linha Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (UFPB), do Grupo de Estudo/Cátedra/UEPB/PPGE/PPGDH/Governo do Estado/UFRN sobre Educação em Prisões e do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos do PPGDH. É membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça e coordena o Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos. Suas pesquisas seguem a linha dos direitos humanos, educação em direitos humanos, políticas educacionais, violência e política de segurança pública e memória e verdade.