Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Premiação

O VIII Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), no uso de suas atribuições, resolve instituir o Prêmio em comemoração aos “10 anos do SESA”. O referido Prêmio tem o objetivo de incentivar as produções científicas dealunos e professores  e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação.

Com base nos trabalhos científicos aprovados, constituir-se-á uma banca de avaliação composta por três (3) professores da comissão científica do evento os quais irão avaliar os trabalhos a partir de parâmetros pré-definidos e escolher o trabalho que melhor atende aos requisitos pré-estabelecidos pela própria comissão científica. Como premiação, o autor do trabalho receberá um prêmio no valor de até R$ 300,00 (trezentos reais).

O trabalho premiado será divulgado no último dia do evento. Os Critérios de avaliação são: pertinência temática com o Seminário, domínio da escrita acadêmica, relevância do objeto, originalidade, contribuição pessoal para o desenvolvimento da Arquivologia, atualidade e abrangência da pesquisa.

 

Lançamento de Livros

A comissão de Lançamento de Livros do VIII SESA convida os autores que publicaram livros nos anos de 2016 e 2017, para fazerem parte da sessão de lançamentos durante o evento.

Orientações para os autores interessados em participar do Lançamento de livros:

1. O lançamento ocorrerá durante a programação do VIII SESA, no dia 16 de agosto às 17h;

2. Para participar, os interessados deverão enviar e-mail para lançamento.sesa@gmail.com registrando como assunto LANÇAMENTO DE LIVRO TÍTULO DO LIVRO, e a seguinte documentação: IMAGEM DA CAPA, FOLHA DE ROSTO, FICHA CATALOGRÁFICA e SUMÁRIO;

3. Será feita avaliação da temática de cada livro com a área da Arquivologia ou áreas afins e, após aprovação, a comissão de lançamento enviará um email para os autores confirmando sua participação;

4. A distribuição e a organização da participação dos autores obedecerão à data de recebimento das mensagens;

5. Será disponibilizado espaço equipado com mesas e cadeiras para os autores;

6. Cada autor será responsável pelo transporte dos exemplares dos livros a serem entregues à comissão de lançamentos, e também, pela comercialização de sua obra. Portanto, a equipe organizadora não se responsabilizará por recebimento de valores;

7. A título de contribuição, sugerimos a doação de um exemplar para a Biblioteca do Campus V da UEPB e outro para a Biblioteca da UFPB.

COMISSÃO DE LANÇAMENTOS DE LIVROS

 

Palestrantes

Prof.Dr. Mauricio Lissovsky

CV: http://lattes.cnpq.br/8617902192670705

Historiador, redator, roteirista de cinema e TV. Doutor em Comunicação pela UFRJ onde leciona roteiro e teoria visual. É membro do conselho consultivo d do Centre for Iberian and Latin American Studies, do Birkbeck College, da Universidade de Londres, onde realizou seu pós doutorado. É autor de vários livros sobre teoria e história da fotografia, entre estes A Máquina de Esperar (2008) e Pausas do Destino (2014). Pesquisador do CNPq, nível 2. É o atual Coordenador da Área de Comunicação e Informação na Capes.

Profa. Dra. Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques

Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Departamento de Filosofia Comunicação e Informação.  Doutorada pela Universidade de Coimbra, em Ciências Documentais (CD), especialidade de Gestão da Informação e de Serviços de Informação, com a Tese intitulada – A Satisfação do Cliente de Serviços de Informação: as Bibliotecas Públicas da Região Centro; Perita da Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) na área da Ciência da Informação (desde Janeiro de 2014).

Profa. Dra  Ana Lúcia Terra

Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto, onde leciona desde 2002, na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e no Mestrado em Informação Empresarial, de que é Coordenadora, bem como na Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. É licenciada e mestre em História e doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação abrangem as políticas de informação, o comportamento informacional e a organização e a gestão da informação.

Profa. Dra Maria Manuela Pinto

Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro é, atualmente, professora auxiliar na Faculdade de Letras da U.Porto, Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, lecionando nos cursos de Licenciatura em Ciência da Informação, Licenciatura em Ciências da Comunicação, Mestrado em Museologia, Mestrado em Ciência da Informação e Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas. É pesquisadora e membro da direção do  CIC.Digital - Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (Porto) e pesquisadora do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Instituto de Sistemas e Engenharia de Computação (CITE/INESCTEC). Possui dezenas de artigos em seus campos de interesse: gestão da informação e gestão de serviços de informação (com um foco especial em processos infocomunicacionais mediados pelas TIC); preservação digital e segurança; gerenciamento de I&D e inovação; e empreendedorismo.

Profa. Dra. Angélica Alves da Cunha Marques

CV: http://lattes.cnpq.br/2413567691663920

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB e, a partir de 2013, está credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. É vice-líder do grupo de pesquisa Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia. Em 2012, tem a tese premiada pela AAB (Prêmio Maria Odila Fonseca), pela ANCIB (melhor tese) e pela CAPES (melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas I). Entre 2014 e 2015, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB e da École Nationale des Chartes/Sorbonne (Paris).

Prof.Dr. Francislê Neri de Souza

CV: http://lattes.cnpq.br/8505577252090555

Francislê Neri de Souza, tem pós-doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicados ao Ensino de Ciências (2008), é doutor em Didática em Ciência (2006) com ênfase em Educação da Química, mestre em Química Quântica Computacional (1998), Licenciatura em Química (1995). Ele é membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF na Universidade de Aveiro - Portugal, onde também orienta estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nas suas áreas de especialidade. É conferencista em vários temas, especialmente sobre metodologias de investigação qualitativa e quantitativa, educação em ciência, questionamento, argumentação e flexibilidade cognitiva. Sendo um dos autores do software de análise qualitativa - WebQDA®; gestão e orientação de projetos de investigação - IARS®, competências de questionamento e argumentação - ArguQuest®, flexibilidade cognitiva - FlexQuest®, e mapeamento das tecnologias da comunicação no ensino superior U-TRACER®. É Editor fundador do Internet Latent Corpus Journal. Ele também é consultor, autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, metodologia da investigação, Educação em Química, TIC, formação de professor eLearning. Membro de diversas sociedades cientificas, laboratórios e grupos de investigação.

Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo

CV: http://lattes.cnpq.br/8934531652652896

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (2008 - ), ministrando principalmente as disciplinas de Fundamentos Arquivísticos, Documentos Digitais e Gestão de Documentos. Pesquisador na área de Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, sistemas de arquivos, gestão documental, administração em Arquivística, arquivos coloniais, documentos digitais e epistemologia arquivística e pesquisador em História, com ênfase em História luso-brasileira.

Profa. Dra Isa Maria Freire

CV: http://lattes.cnpq.br/8430720903326399

Iniciou sua carreira acadêmica em 1995, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT - UFRJ. É professora do Departamento de Ciência da Informação e docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (permanente) e Universidade Federal da Bahia (colaboradora). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) no período 2012-2014. É coordenadora do Grupo de Trabalho 1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da ANCIB. É Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e Editora-chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB e do blog De olho na CI. Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (com apoio CNPq/Universal). É líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação em mídias virtuais; Competências em tecnologias intelectuais de informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social. Visite o Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi em www.lti.pro.br.

Profa. Dra  Marynice de Medeiros Matos Autran

CV: http://lattes.cnpq.br/0437948815138207

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1971) com especialização em Biblioteconomia em Minas e Energia, pela Universidade de Brasília. Mestrado em Biblioteconomia pela Dalhousie University (1979), Halifax, Canadá. Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade do Porto em convênio com a Universidade de Aveiro, Portugal (2015). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Áreas de interesse: Biblioteconomia; Bibliometria, Cienciometria; Netnografia. Ciência da Informação; Metodologia Científica; Gestão de Coleções; Representação temática da informação; Comunicação da Ciência; Open Access; Produção Científica; Genealogia Acadêmica; Humanidades Digitais; Redes de Colaboração Acadêmica; Bibliotecas digitais.

Profa. Dra  Thiago Henrique Bragato Barros

CV: http://lattes.cnpq.br/0339496971217162

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Arquivologia. Líder do grupo de pesquisa Representação em Arquivos e Bibliotecas. Pesquisador nos grupos Diplomática Arquivística (UNESP) e o grupo Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (UNB). Possui graduação em Arquivologia (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Durante o doutorado realizou estágio sanduíche na University of Manitoba (2012-2013), sob orientação de Tom Nesmith. Foi coordenador do curso de Arquivologia da UFPA (2014-2015). Atualmente é Diretor da Faculdade de Arquivologia (2016-2018). É membro da International Society for Knowledge Organization -ISKO. Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando no âmbito da pesquisa principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação, Epistemologia, Arquivística e Representação Arquivística.

Profa. Dra Eliete Correia dos Santos

CV: http://lattes.cnpq.br/3267723385743006

Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia. Tem experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, transposição didática, letramento. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística.

Profa. Dra  Rosa  Zuleide Lima de Brito

CV: http://lattes.cnpq.br/9549769948929633

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/ECI/UFMG em 2013. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba. Leciona no Curso de Biblioteconomia desde 1993 e no Curso de Arquivologia desde 2009. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Especialista em Administração de bibliotecas públicas municipais e escolares (UFPE/1989). Especialista em Organização de Arquivos UFPE/2005). Leciona no Curso de Biblioteconomia desde 1993 e no Curso de Arquivologia desde 2009. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de usuários, biblioteca pública e escolar, Arquivologia -classificação documental, representação temática da informação. Atualmente Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Prof. Dr. Vancarder Brito Sousa

CV: http://lattes.cnpq.br/4080385746349120

É professor do departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, CCBSA, Campus V em João Pessoa. Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1997), Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação Em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba - PPGS-UFPB (2000) e Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba - PPGS-UFPB (2006). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: modernidade e pós-modernidade, requalificação/revitalização urbana e moradia irregular. Atualmente realiza estudos nas áreas Ecologia Humana, Antropologia e Meio Ambiente e Vulnerabilidade Socioambiental. É membro pesquisador no Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais - NEPDA/UEPB.

Profa. Dra Adriano Araújo Santos

CV: http://lattes.cnpq.br/2454224571306182

Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento de Linguagem Natural, Reconhecimento de Padrões, Banco de Dados, Inteligência de Negócios, Inteligência Artificial, Mineração de Dados, Estatística, Metodologia Científica, Desenvolvimento Web na plataforma .NET, Desenvolvimento de Software Educacional, Gerência de Projetos, Tecnologia e Saúde, Data Science, Inteligência Coletiva e Metodologias Ativas. Atualmente é professor do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da UNIFACISA, pesquisador do Instituto de Pesquisa Joaquim Amorim Neto - IPESQ atuando como cientista de dados e membro da Comissão Assessora de Área de Sistemas de Informação - ENADE 2017.

Profa. Dr. Afonso Celso Scocuglia

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrado em Educação (UFPB), Doutorado em História (da Educação, UFPE), Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Université de Lyon, França, 2009) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2010). Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação da UFPB. Consultor de diversas instituições cujo rol vai desde o SEBRAE até a Prefeitura Municipal de Gravataí Rio Grande do Sul. Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Brasil (2011-2012). Consultor/parecerista; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) no Brasil, desde 2001. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil desde 2001.

Profa. Dra Ramsés Nunes e Silva

CV: http://lattes.cnpq.br/7283288442883348

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba. É Mestre e Doutor em História da Educação, pela mesma instituição. Realizou em 2015, período de pós doutoramento em história da educação pela Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu uma dissertação de mestrado sobre a secularização da educação no século XIX e uma tese sobre a influência da secularização nos espaços escolares de internamento. Na área de História da Educação e Arquivologia, vem desenvolvendo significativas atividades nos últimos cinco anos, com ênfase nas práticas, modelos e representações simbólico-educacionais oitocentistas do Império e República. É membro do HISTED-BR/GT Paraíba, um dos principais grupos de pesquisa em História da Educação do Brasil, bem como da SBHE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO). Atualmente, é professor adjunto vinculado ao departamento de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e líder do grupo GEPHEAS (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação. Arquivologia e Sociedade) Suas atividades de pesquisa-ensino, estão relacionadas aos seguintes temas: História da Educação, História da Educação Confessional, História das Instituições asilares, estudos sobre a secularização educacional, arquivos histórico-escolares. É professor colaborador no mestrado em História da UFCG.

Profa. Dra. Jacqueline Echeverría Barrancos

CV: http://lattes.cnpq.br/8080177160310323

Doutora em Administração, na Linha de Pesquisa: Estratégias Empresariais, (2003). Mestre em Administração (1990) e Bacharel em Administração (1985), obtidos os três graus na UFPB. Atualmente é Professora do Curso de Arquivologia e  Diretora do Campus V da da Universidade Estadual - Tem experiência de 20 anos em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Consultoria na área de Administração e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Empreendedorismo (com ênfase em atividades de educação empreendedora, marketing, estratégias, comércio exterior e cooperativas de coleta seletiva) (ii) Gestão Pública (com ênfase em Logística) Ciência da Informação (com ênfase em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento). Atualmente coordena o Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância (EAD).

Prof. Dr. Tiago Bernardon de Oliveira

CV: http://lattes.cnpq.br/9155473901875060

Licenciado (2000), Bacharel (2002) e Mestre (2003) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor (2009) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre 2002 e 2005, foi professor de História na Educação Básica das redes pública e privada no município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, e, entre 2003 e 2004, professor substituto de História Moderna do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De fevereiro de 2010 a julho de 2014, exerceu as funções de professor no curso de Licenciatura em História do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no município de Guarabira, onde, conforme sua trajetória acadêmica, dedicou-se ao ensino de História Moderna, Contemporânea e do Brasil Republicano, realizou atividades de pesquisa e extensão relacionadas à História Social do Trabalho e coordenou o processo de estruturação do Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB). Atualmente, encontra-se lotado no Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, onde ingressou, em agosto de 2014, como professor da área de História da América e, desde agosto de 2015, do Programa de Pós-Graduação em História.

 

Minicursos

Minicurso 1 - Título: Gerir o sistema de informação universitário: do suporte papel aos sistemas multissensoriais inteligentes

Ministrante(s): Maria Manuela Pinto (FLUP-FEUP / CIC.DIGITAL Porto)

Ementa: DESCRIÇÃO e ENQUADRAMENTO: A Universidade constitui um macro sistema organizacional, gerador de um vasto e complexo sistema de informação que constituiu um ativo / recurso de gestão e memória orgânica das atividades desenvolvidas pela instituição. A sua eficiente e eficaz gestão é uma responsabilidade partilhada por prossumidores (individuos e serviços) e por serviços de informação,  sendo uma responsabilidade comum a todos os atores no processo ininterrupto de produzir, processar, preservar, disseminar  e usar informação, independentemente do suporte em que se encontre registada.Com esta ação pretende-se abordar a problemática da gestão da informação, em contexto académico e apresentar um modelo de gestão da informação – o MGSIU-AP.OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS No final da ação, os formandos deverão saber:1. Situar o(s) fluxo(s) infocomunicacionais no contexto sistémico da atuação da universidade2. Identificar os processos e serviços de gestão de informação 3. Reconhecer a importância dos sistemas integrados para gerir informação ativa e permanente, seja no sistema nativo, seja em contexto tecnológico  distribuido.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO1. A Componente organizacional: a Universidade 1.1. Governança institucional e gestão organizacional1.2. Estrutura Organizativa1.3. Serviços, processos e atores1.4. Serviços de informação: Arquivos, Bibliotecas, Informática / GI’s, Museus e Repositórios2. A Componente informacional: o Sistema de Informação da Universidade do Porto 2.1. Base sistémica, conceitual e tipológica2.1.1. Informação administrativa, científica, técnica, pedagógica …2.1.2. Recursos informacionais2.2. Acervos híbridos2.3. Abordagem facetada: hierarquia, redes …3. A Componente tecnológica 3.1. Plataformas de suporte 3.2. Agregação multiplataforma: Gestão da Informação “in app” ou “in place”?4. A Gestão [integrada] do fluxo infocomunicacional [ativo e permanente] 4.1. Alinhamento institucional e organizacional: as Políticas4.2. Dimensões e Processos de Gestão da Informação 4.3. Serviços de Suporte aos Processos de Gestão da Informação 4.4. Níveis de Suporte e Tecnologias4.5. Um projeto em curso

Carga Horária: 4 horas; Nº de Vagas: 25; Data: 15/08/2017; Horário: 9:00 às 13:00

Minicurso 2 - Título: COMBATE À CORRUPÇÃO: Compliance, as leis e o papel do profissional da Arquivologia.

Ministrante(s): Dr. Antônio Germano Ramalho

Ementa: O enfoque nacional e internacional. Regras impostas as empresas privadas e as organizações não governamentais. As estratégias de combate à corrupção. Politicas articuladas. O Código de Ética e Conduta da Empresa ou da ONG.

Carga Horária: 04 (quatro); Nº de Vagas: Sem limite; Data: 14/08/17; Horário: 08:00 às 12:00 horas.

Minicurso 3 - Título: CONSULTORIA EM GESTÃO DOCUMENTAL

Ministrante(s): Profa. Ma. Esmeralda Porfirio de Sales

Ementa: Conceito de Consultoria e Terceirização. Etapas da Consultoria:  Levantamento do Acervo; Diagnóstico de Arquivo; Elaboração do Plano de Classificação; Elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos; Elaboração dos Instrumentos de Acesso; Elaboração de Manual de Procedimento de Arquivo e Treinamento de Pessoal. Orçamento dos serviços de Consultoria e Terceirização.

Carga Horária: 4h; Nº de Vagas: 35; Data: 15/08/2017; Horário: 8h às 12h.

Minicurso 4 - Título: Classificação de Documentos de Arquivo

Ministrante(s)Prof. Me. Sânderson Lopes DornelesMe. Suellen Barbosa GaldinoEsp. José Canuto da Silva Júnior

Ementa: Conceito de classificação de documentosMétodos de classificação de documentosComo elaborar planos de classificação de documentosPrática de classificação de documentos.

Carga Horária: 8hs; Nº de Vagas: 20; Data: 14 e 15 de agosto; Horário: 08:00 às 12:00.

Minicurso 5 - Título: Ferramenta Mind Map para aumentar a sua produtividade

Ministrante(s)Prof. Ana Lúcia Carvalho de Souza.

Ementa: Definição e evolução.Definição e objetivos.O Cérebro e a Produtividade via Mind Maps.Etapas, vantagens e princípios.Mind Maps na Prática.

Carga Horária: 4hs; Nº de Vagas: 20; Data: 15/08/2017.Horário: 14:00 às 18:00.

Minicurso 6 - Título: Descomplica TCC

Ministrante(s)Alzira Karla Araújo da Silva, Profa. Dra. / UFPBProfª Ma. Claudialyne da Silva Araújo - UEPB

Ementa: Apresentar os aspectos gerais de normalização de trabalho de conclusão de curso (NBR 14724:2011 Trabalhos Acadêmicos) e as normas relacionadas, a partir de exemplos práticos e dinâmicos que proporcionem conhecimentos para aplicação acadêmica. Apresentar a estrutura, estratégias e dicas para o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. Auxiliar na definição do tema e objetivos. Contribuir para a definição da metodologia, instrumentos de coleta e técnicas de análise dos dados.

Carga Horária: 3h/a; Nº de Vagas: 25 (pode ser até 40 vagas); Data: 15.08.2017; Horário: 19h às 22h.

Minicurso 7 - Título: Gestão de projeto de pesquisa e análise qualitativa com o apoio dos software webQDA® e IARS®

Ministrante(s): Dayse Neri de Souza – Universidade de Aveiro- PT

Ementa: i) Processo de orientação e interação entre Pesquisadores; ii) Dimensões do projeto e do processo de Pesquisa; iii) Processo de Pesquisa com o apoio do software IARS®; iv) Desafios e oportunidades dos processos de análise qualitativa v) Análise de dados com o apoio do software webQDA®

Carga Horária: 4 horas; Nº de Vagas: 20; Data: 15/08/2017; Horário:14 às 18h.

Minicurso 8 - Título: Discussões Interdisciplinares entre a Arquivologia e Acessibilidade: Abordagens teóricas e aplicações práticas em Arquivos

Ministrante(s)Profª  Ma. Naiany de Souza Carneiro - UEPB

Ementa: Discutir a relação da Arquivologia e Acessibilidade. Apresentar os aspectos legais no que se refere à construção de ambientes de informação acessíveis. Aplicação das Tecnologias Assistivas, a saber: O uso da LIBRAS em ambientes de informação hipermídia digitais, para usuários com deficiência auditiva e softwares leitores de tela e sintetizadores de voz para usuários com deficiência visual.

Carga Horária: 6h/a; Nº de Vagas: 30; Data: 14 e 15.08.2017; Horário: 19h às 22h.

Minicurso 9 - Título: Curso Básico em Conservação Preventiva - Técnicas de Higienização em Livros e Documentos

Ministrante(s): Eutrópio Pereira Bezerra - UEPB

Ementa: O curso básico de conservação preventiva voltada para as técnicas de higienização em livros e documentos, tem como objetivo oferecer conhecimentos básicos nos aspectos teóricos, éticos e práticos na área da conservação de acervos em papel. Elaborado para pessoas responsáveis por acervos públicos e privados, sendo estes de pequeno ou médio porte, lidando geralmente com limitações materiais, físicas e de informação específica. Outro aspecto importante está direcionado na condições ambientais combinadas nas condições intrínsecas e extrínsecas do acervo. Estes processos podem ser eliminados ou reduzidos pelo controle equilibrado do ambiente, levando-se em conta fatores como temperatura, umidade relativa e limpeza.

Carga Horária: 6h; Nº de Vagas: 60 (30 manhã e 30 noite; )Data: 14 e 15 de agosto; Horário: 8h às 11h30min ou 19h às 21h30min.

Minicurso 10 - Título: Estudando a Paleografia e a Realidade de pesquisa nos Arquivos da Paraíba

Ministrante(s): Dr. Juvandi de Souza Santos Me. Thomas Bruno Oliveira

Ementa: O presente minicurso tem o objetivo de abordar estratégias e possibilidades de utilizar a paleografia para a leitura e compreensão de documentos antigos historicizando acerca do processo de evolução dos estudos das técnicas no processo de leitura e o entendimento da relevância documental, além de abordar de forma sistemática a realidade de pesquisa em alguns arquivos existentes na Paraíba.

Carga Horária: 4 hNº de Vagas: 40Data: 14 e 15 de agostoHorário: 14h às 18h

Minicurso 11 - Título: A Análise Dialógica do Discurso: O que é? Como se faz?

Ministrante(s): Dra. Maria de Fátima Almeida (PROLING/UFPB); Ms. Manassés Morais Xavier (UAL - UFCG / PROLING - UFPB)

Ementa: Na contemporaneidade, as concepções bakhtinianas e do Círculo têm sido retomadas e citadas, muitas vezes, com efeitos de interpretação e apropriação diversos. Neste minicurso temos como objetivo discutir/situar algumas questões teórico-metodológicas da Análise Dialógica do Discurso, como: enunciado, texto, discurso, língua e gêneros do discurso. Nesse contexto, busca estudar as condições que envolvem a produção, a circulação e a recepção de gêneros discursivos, sobretudo na mídia. Sabemos que a língua não é transparente, neutra, assim, convém estudar as circunstâncias em que se fala ou escreve (a identidade daquele que fala e daquele a quem este se dirige, a relação de intencionalidade que os liga, os valores presumidos, as condições sócio-históricas que engendram o enunciado), enfim, toda a situação que se integra ao enunciado como parte constitutiva essencial da estrutura de sua significação.

Carga Horária: 4hs; Nº de Vagas: 40; Data: 14 de agosto de 2017. Horário: 08:00 às 12:00.

Minicurso 12 - Título: " O contributo do Marketing  3.0 para a gestão estratégica das organizações"

Ementa: 1. O Conceito de Marketing. 2. Das transações comerciais aos valores espirituais. 3. A Gestão Estratégica da vantagem competitiva dasorganizações no século XXI. 4. Do Marketing 3.0 ao Marketing 4.0. 5. Proposta metodológica.

Carga Horária: 4hs; Nº de Vagas: 40; Data: 14 de agosto de 2017. Horário: 14:00 às 17:00.

 

Diretrizes para Autores/as

A apresentação de trabalhos na VIII SESA concentra-se na categoria “comunicação oral”. O autor pode ser:

  • Graduando, neste caso o trabalho deve ter um co-autor que orienta o artigo apresentado;
  • Mestrando, regularmente matriculado, apresentar a comprovação do cumprimento das disciplinas do 1º período do curso, a fim de validar a submissão;
  • Doutorandos regularmente matriculado;
  • Mestres, doutores e/ou pesquisadores da Arquivologia ou áreas afins.

No ato de submissão do trabalho pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento.

Todas as submissões devem ser feitas através do sitio http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viiissa/viiissa

O prazo para submissão dos trabalhos é de 18/03/2017 a 05/06/2017.

A avaliação de cada trabalho será realizada por três membros da Comissão Científica, considerando os seguintes critérios: 1) originalidade e relevância do trabalho; 2) consistência e rigor na argumentação; 3) interlocução com a produção da área e contribuição ao tema central do evento; 4) adequação às normas da língua escrita; 5) adequação às normas da ABNT.

No caso de ajustes recomendados pelos avaliadores, o novo texto deverá ser resubmetido nas mesmas condições anteriores, por meio do sitio http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viiissa/viiissa em formato .DOC

Se selecionado o trabalho, a carta de aceite estará disponível no sítio do citado evento.

Para encaminhar os originais para o VIII SESA, os autores devem obedecer ao padrão das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tendo como principais:

  • NBR 6022 ­ Apresentação de artigos de publicações periódicas;
  • NBR 6023 ­ Referências bibliográficas;
  • NBR 6024 ­ Numeração progressiva das seções de um documento;
  • NBR 6028 ­ Resumos;
  • NBR 10520 ­ Apresentação de citações em documentos.

Especificações: Tamanho A4 (21cm X 29,7cm), fonte Times New Roman, espaço 1,5, margens: superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm, sem numeração.

O artigo deve conter de 10 a 15 páginas contando com as referências.

A primeira página deve conter: o título do artigo, resumo, abstract e palavras-chave.

Os autores deverão submeter seus dados de identificação diretamente ao sistema.

As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades: artigos de revisão, relatos de pesquisa e relatos de experiência.

As ilustrações, ­ figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc­, com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente.

O não cumprimento das normas significa automaticamente a desconsideração do trabalho para publicação.

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Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

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