Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Amor: manifestações, representações e conceitos
Diego Amorim Novaes

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O trabalho descreve a experiência didática interdisciplinar desenvolvida em classes do ensino médio na Escola Estadual João Borges de Sousa em João Pessoa, cujo tema é Amor: manifestações, representações e conceitos. Constituiu-se de três aulas ministradas por duplas de graduandos nos seguintes cursos da UFPB: Biologia, Psicologia, Letras e História. A abordagem temática das aulas foi elaborada de acordo com a respectiva área do conhecimento do graduando, sendo auxiliada por uma análise histórica em par com objetivos e conceitos previamente discutidos. Provavelmente, a maior – geográfica e temporalmente –, instituição ideológica da História da Humanidade, o Cristianismo, tem como base argumentativa o amor. Para chegar a tal ponto, no entanto, essa religião monopolizou o conceito de amor, suprimindo, sufocando e expurgando as práticas referentes a tal ideia que não se adequavam às suas normas de conduta moral. Ao contrário do que parece prevalecer no senso comum ocidental, não há uma definição única e homogênea do sentimento referido, estando o conceito cristão inserido numa gradação longa de comportamentos humanos já delineados. Em par com a análise histórica, serão utilizados conceitos psiquiátricos que delineiam o comportamento mental e fisiológico de indivíduos considerados em estado amoroso. Gikovate (2006) parte da ideia de que a suposta necessidade de completude que normalmente motiva os relacionamentos amorosos advém do primeiro, e talvez mais violento, trauma humano: a quebra da harmonia vivenciada durante a fusão uterina. A respeito da caracterização da paixão enquanto vício, inclusive pelo comportamento hormonal no indivíduo, o psiquiatra considera a formação desse estado proveniente do apaziguamento subjetivo de importantes dores psíquicas atreladas à mesma ideia de perda de completude. No que tange aos aspectos especificamente biológicos da atividade, podemos perceber que na natureza, em grupos, existe certo altruísmo. Este é, para a etologia, um comportamento no qual um indivíduo aumenta o fitness de outro podendo diminuir o seu próprio. A existência do altruísmo na natureza pode parecer algo controverso, já que essa ação diminui diretamente a probabilidade do indivíduo procriar. No entanto, baseando-se na teoria de Kin Selection, em termos genéticos, cuidar de irmãos consanguíneos seria equivalente a cuidar de si mesmo, pois o compartilhamento de genes dentro de um núcleo familiar é grande. O fenômeno pode ser analisado sob a ótica de alguns conceitos referentes ao amor. Em relação às fontes literárias, o projeto segue o procedimento de análise do Romantismo, que carrega nosso tema já no nome. A literatura do século XVIII reunida nesta escola, apresenta mais uma atmosfera poética única do que certa sistemática específica. Prezava-se pela revolta do sentimento contra a razão seca, as profundezas da alma contra o bom senso superficial. Neste bloco cultural tem-se uma concepção singular, mas extremamente difundida de amor.

Palavras-chaves: Amor, Ensino de História e representações.

Texto completo: PDF