Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Cinema e História: Uso de filmes no ensino de história.
Luiz Araújo Ramos Neto

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Este trabalho, é oriundo de pesquisas realizadas através do Programa de Licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (PIBIC/UFPB), no projeto intitulado Cinema e História: Uso de filmes no ensino de história, sob a orientação do professor doutor Paulo Roberto de Azevedo Maia vinculado ao departamento de História da UFPB. O presente trabalho nasceu da constatação de que a popularização do cinema na sala de aula não significou, necessariamente, um avanço em termos pedagógicos. Os filmes usados como ilustração de um tema ou mesmo como conhecimento em si são estratégias que pouco contribuem para a formação crítica do aluno, pois não geram reflexão, ao contrário, estimulam a uma visão estática da história onde a dinâmica da aprendizagem se esgota em verdades prontas, não representando momentos de construção de conhecimento. Cabe ao professor de história fazer o papel de mediador entre o aluno e o filme, demonstrando como esse é também um produto histórico, cujas "verdades" devem ser relativizadas já que são construções imagéticas. A pesquisa teve como objetivo maior fazer uma reflexão sobre a utilização de filmes nas aulas de história nos níveis fundamental e médio no intuito de propor estratégias de ensino, para tanto, nossa metodologia partiu inicialmente do conhecimento da bibliografia específica da relação cinema/história/ensino. Em seguida, para descobrir o perfil do grupo de professores de história em relação ao cinema, foi realizado um questionário aos professores de história de escolas públicas da cidade de João Pessoa: E.E. Prof. Olivina Olivia Carneiro da Cunha; E.E.E.F.M. João Roberto Borges de Souza e E. E. E. F. M. Escritor José Lins do Rêgo, afim de descobrir a relação estabelecida entre os docentes e o cinema, bem como também de avaliar o papel do mesmo no planejamento escolar (avaliando também o preparo dos professores e as dificuldades encontradas ao empregar o material audiovisual). Posteriormente, foi realizado um levantamento de materiais especializados, didáticos e paradidáticos para a avaliação de suas propostas de uso de filmes nas aulas de história, e ao final, após coletados todos os dados, uma nova proposta didática mais adaptável a realidade dos docentes relacionada ao uso de filmes no ensino de história foi realizada.

Palavras chave: História. Ensino. Cinema. Ensino de História.

Texto completo: PDF