Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Graziella Fernanda Santos Queiroz, Manoel Caetano do Nascimento Junior

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

A História da África é marcada por estereótipos criados pelo caráter único e eurocêntrico de se contar História através de abordagens derivadas de séculos passados que marcam não só os africanos, como também pessoas e práticas culturais com sinais de suas diásporas. Desse modo, o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira contribui para desmistificações de imagens errôneas sobre povos e descendentes deles, como também para o respeito à diversidade cultural através de ressignificações de identidades e memórias apoiadas em abordagens de caráter interdisciplinar e contínuo na sala de aula. Assim, através da experiência do Estágio Supervisionado III, onde lecionamos em nonos anos do ensino fundamental na Escola Estadual de Paulista (região metropolitana do Recife) – respectivamente turma e escola-campo do PIBID de História da UFPE o qual fazemos parte –, uma sequência didática foi planejada e executada para essa temática. Aparados por metodologias formativas, conduziremos o relato desta experiência conversando entre seu conceito e a sua aplicabilidade na escola. Contribuem para essa discussão Hernandez (2008), Munanga (2015) e Bittencourt (2011).

Palavras-chave: História da África; Diversidade cultural; Estágio Supervisionado

Texto completo: PDF