Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
Por uma história do sensível: Amor, crime e sedução em Cajazeiras Paraíba, 1920- 1940
Katiana Alencar Bernardo

Última alteração: 2017-01-27

Resumo

Esse trabalho objetiva analisar a partir da História das Sensibilidades, as Histórias de Homens e mulheres que viveram no alto sertão Paraibano nas décadas de 1920-1940. Problematizar escolhas, razões e sentimentos que percorriam os crimes de sedução, defloramento e infanticídio é uma das possibilidades de discutir como esses indivíduos traduziam o mundo em razão e sentimentos, ou seja, como os sujeitos aprendiam a pensar e a sentir. Nessa perspectiva, transcrevemos 13 processos crime que foram digitalizados no decorrer do desenvolvimento do projeto PIBIC e que estão arquivados no Fórum da cidade de Cajazeiras.  Desses 13 processos, pretendemos discutir aqui a análise de 4 casos, que embora, tenham acionado a justiça para serem resolvidos,  apontavam um relacionamento amoroso antes da denúncia. Pretendemos no decorrer da pesquisa a ser desenvolvida, empreender um estudo dos mecanismos de racionalidades que faziam nascer sofrimentos e prazeres, como apontou, Arlette Farge.  Nesses casos analisados, apresentamos uma problematização ainda inicial, ou seja, a partir das sensibilidades,  tentamos percorrer os modos de sentir de homens e mulheres que se envolveram nos chamados crimes de amor. Atentando que trabalhar com a história das sensibilidades não é tentar sentir ou reviver os sentimentos passados, mas, tentar explicar como poderia ter sido a experiência sensível de um outro tempo pelos rastros que deixou. Enfim, nosso objetivo nesse artigo é discutir o campo da História das Sensibilidades e como essas discussões nos possibilitam mesmo que inicialmente pensar os conflitos e as escolhas dos envolvidos nesses casos.

Texto completo: PDF