Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE HISTÓRIA E A APLICAÇÃO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: Um olhar sobre as práticas pedagógicas de pibidianos do Centro de Ensino Superior de Arcoverde nos conteúdos curriculares das Escolas Campo
Maria do Carmo Amaral Pereira

Última alteração: 2017-02-10

Resumo


O presente artigo intitulado O ensino de história e a aplicação da linguagem cinematográfica: Um olhar sobre as práticas pedagógicas de pibidianos do Centro de Ensino Superior de Arcoverde nos conteúdos curriculares das Escolas Campo, traz à reflexão o resultado das práticas pedagógicas dos discentes nos conteúdos curriculares propostos para o ensino de História no estado de Pernambuco nas modalidades do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio a partir da aplicação da linguagem cinematográfica no ensino de História, evidenciando experiências vivenciadas no Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Licenciatura em História, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA, nas Escolas campo Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA – Cícero Franklin Cordeiro e Escola de Referência do Ensino Médio Senador Vitorino Freire- EREM, em Arcoverde - PE. No Curso de História, o PIBID prioriza a utilização da linguagem cinematográfica como recurso didático, buscando a formação qualitativa do discente, futuro profissional de História, com vistas à uma prática docente diferenciada e produtiva, propondo-se a trabalhar com a temática das relações entre Cinema e História, História e Cinema, na perspectiva do uso do filme de conteúdo histórico, político, social e cultural como ferramenta possibilitadora de aprendizagem no ensino de História. Este artigo objetiva discutir sobre o uso do cinema como ferramenta didática na formação docente dos alunos pibidianos, como também refletir os efeitos da linguagem cinematográfica nas práticas pedagógicas dos professores das escolas parceiras do PIBID, demonstrando os resultados pedagógicos da articulação que se vem realizando a partir da execução de ações de intervenção em sala de aula, com o conteúdo curricular, sob o formato de cineclubes. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa bibliográfica de autores que abordam a temática em foco, como também em análises das experiências vivenciadas no PIBID a partir de depoimentos de licenciandos e professores das Escolas Campo que estão condensados nos relatórios mensais que são produzidos pelos mesmos. Constatou-se que o uso do cinema como ferramenta didático-pedagógica ampliou consideravelmente as possibilidades de aprendizagem dos alunos das escolas envolvidas nas ações desenvolvidas pelo projeto do PIBID do CESA nas escolas campo.

Palavras-Chave: Ensino de História; Cinema; PIBID.


Texto completo: PDF