Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
O CINEMA, O LÚDICO E A CULTURA POPULAR: Um experimento com o filme “For all, o trampolim da vitória”.
Douglas de França Moreira de Sousa

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O presente artigo aborda como o cinema no ensino de História leva à discussão elementos da cultura popular como: a música, a dança, o simbolismo e à alimentação presentes nas festas juninas.  O texto expõe um relato de experiência dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do Curso de História do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA na escola campo CEJA – Cícero Franklin Cordeiro no Ensino de Jovens e Adultos – EJA em Arcoverde – PE. A intervenção teve formato de cineclube, já praticado na escola campo, porém com uma aplicação lúdica dos conteúdos, visto que o mês de realização da intervenção foi junho, período em que o Nordeste vivencia as comemorações do São João. Este estudo evidencia como é possível através do uso da linguagem do cinema discutir e resgatar significados de aspectos que passam despercebidos nas festas juninas atuais, contextualizando-os historicamente e culturalmente. O artigo demonstra como a busca etimológica do termo forró, por meio de estrangeirismos presentes no filme “For all, o trampolim da vitória” e o ensino lúdico enriquecem o debate sobre cultura popular. A escrita está fundamentada em análise bibliográfica de estudiosos da temática e tem como foco a aplicação do filme “For all, o trampolim da vitória”, de Buzza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda, que faz referencias à curiosa etimologia de algumas palavras, com base em empréstimos linguísticos observados em diálogos, tais como o forró que seria uma distorção de “for all”, “para todos”.

Palavras-chaves: Forró, Ensino de História, Cultura e PIBID.

Texto completo: PDF