Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
História e Criatividade: novas abordagens a partir da experiência PIBID
Jéssica Hellen Araújo, Paula Tamyres Veríssimo

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O ponto de partida da seguinte discussão refere-se às novas abordagens didáticas que estão sendo elaboradas e desenvolvidas em sala de aula através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), no qual, temos a possibilidade de observar que o ensino da História, assim como o de outras disciplinas, tem sofrido uma serie de percalços que acabam provocando no aluno um distanciamento, implicando diretamente no declínio do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, temos por finalidade a articulação da criatividade com os processos metodológicos executados no decorrer do ano letivo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Olivina Olivia Carneiro Cunha, nas turmas correspondentes ao primeiro ano do ensino médio. O presente trabalho visa compartilhar as experiências significativas dentro do âmbito escolar, que foram alcançadas mediante a execução de pequenas alternativas ditádicas que envolvessem a criatividade como elemento fundante e qualitativo. A metodologia consistiu em apresentar um seminário criativo com base em alguns temas, como o Renascimento, as Reformas Religiosas e a Expansão Ultramarina, de uma maneira totalmente diferente do que os alunos/as estavam acostumados a lidar. Neste caso, eles apresentaram peças, paródias, jornais e programas de televisão ou qualquer outro método que outrora despertou a criatividade dos grupos. Analisa-se ao término da atividade, que esta prática metodológica estimulou nos estudantes a construção da própria autonomia criativa mediante um trabalho que tinha todos os parâmetros para ser uma atividade metódica.

Palavras-chaves: Ensino da História, criatividade, PIBID, metodologia.

Texto completo: PDF