Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na Prática Pedagógica da Escola Municipal Desembargador Severino Montenegro-Alagoa Grande-PB
Carlos Oliveira Silva

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

Os debates em torno da efetivação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena vêm tomando proporções cada vez maiores, sobretudo, porque proporciona uma educação democrática e multicultural. Assim, pensar numa escola multicultural que priorize a diversidade é agir em direção a valorização das culturas e dessa maneira discutir nas suas práticas questões pertinentes que dissemine contextos que por muito tempo foram marginalizados, como é o caso da cultura afro-brasileira, africana e indígena. Portanto neste trabalho discutimos as práticas pedagógicas de professores (as) na Escola Municipal Desembargador Severino Montenegro – Alagoa Grande/PB. O objetivo da pesquisa é identificar práticas pedagógicas de professores (as) com enfoque na temática afro-brasileira, africana e indígena. Como forma de coletar os dados visitamos a escola, analisamos as relações professor(a)/aluno(a), entrevistamos professores (as), dialogamos com os (as) funcionário (as) e pesquisamos na biblioteca livros que abordam as temáticas étnicas. Assim, também analisamos outras pesquisas que discutem as questões afros e indígenas e que dialogam com a nossa pesquisa, como por exemplo, ROCHA (2012) CANEN, XAVIER (2010) visto discutirem a formação inicial e continuada de professores/as e a relação com o multiculturalismo como forma de vencer os desafios da diversidade na escola. Outro referencial importante é RIBEIRO, GONÇALVES (2014) ambos abordam várias questões entre elas o conceito de cultura afirmando que esta não é unilinear, mas multilinear, ou seja, ha inúmeras culturas no contexto social em que vivemos. Portanto, em meio a essas questões a pesquisa apresenta alguns resultados importantes, como por exemplo a falta de coletividade que existe entre os docentes da escola, falta de projetos durante todo o ano letivo, porém, mesmo assim, podemos identificar trabalhos de  alguns professores (as), mesmo que de forma individual, como é o caso de docentes que trabalham com a literatura, e com vídeos documentários.

Palavras-chave: Lei n.10.639/03 e Lei nº 11.645, práticas pedagógicas, multiculturalidade.

Texto completo: PDF