Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

Tamanho da fonte:
NEGRITUDE E LEITURA: TRILHANDO A (RE) CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Lúcia Araújo Santos

Última alteração: 2016-12-19

Resumo

O ambiente escolar é um espaço onde se pressupõe que sejam desenvolvidas ações voltadas para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes e cientes de seu papel na sociedade.  A escola assume uma importante e fundamental responsabilidade no processo de construção e (re) construção de práticas discursivas e saberes que nela circulam. Partindo desse pressuposto, nessa comunicação, apresentamos um projeto, em sua fase exploratória, a ser aplicado no PROFLETRAS/CAWSL, Assu, RN. A proposta problematiza a desconstrução acerca de práticas discriminatórias e preconceituosas que se cristalizam na escola e na sociedade relacionadas a imagem do sujeito negro. Metodologicamente, aplicaremos oficinas de leitura, utilizando contos de autores africanos e brasileiros, com foco na contribuição do negro na construção de nossa história e cultura. Primaremos pelo reconhecimento e valorização do legado histórico, social e cultural dos negros no Brasil, bem como ratificaremos a importância das conquistas de movimentos negros através de ações afirmativas, tais como a criação da Lei Federal antirracista 10.639/2003 e das DCN (2013). Teoricamente, embasaremos nossas reflexões em estudos da área de leitura Kleiman (1989, 1992), Solé (1998); foucaultianos (1986, 1996) e étnico-raciais Cavalleiro (2005), Guimarães (2004-2008), Gomes (2005), Munanga (2004-2009), Ramos-Lopes (2010-2014), dentre outros.

Texto completo: PDF