Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
Herika Paes Rodrigues Viana, Ricardo de Aguiar Pacheco

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Pesquisadores como Ana Maria Monteiro, Marieta Moraes, Circe Bittencourt e Selva Fonseca, entre outros autores, apontam que as mudanças políticas e as inquietações sociais do país interferem na história da formação do professor de história.Contextualizando o caminho percorrido pela formação de professores no Brasil até a formação específica de professores de História desejamos apontar dois momentos distintos. A revisão bibliográfica sobre a história da formação dos professores de história no Brasil nos permite identificar que a formação de professores configura e reconfigura uma pluralidade de saberes necessários ao exercício profissional. Num momento (Reforma Rivadávia Correa 1930) a formação de professores de história apontava que bastava agregar as disciplinas pedagógicas ao currículo dos bacharéis. [modelo 3+1] no qual o discente de qualquer área, passava três anos estudando as disciplinas específicas e em um ano estudaria as disciplinas de práticas pedagógicas, visualizamos aqui a separação entre a teoria e a prática, valorização do conhecimento da teoria e a falta de preocupação com a prática. Num segundo momento, concretizado pelas novas diretrizes da LDB (1996), era preciso diluir as disciplinas pedagógicas ao longo do curso, e suas posteriores normativas (resoluções e pareceres), que incluíam a nova demanda social, numa disposição que inclui as práticas pedagógicas, modelo usado pela UFRPE. Os debates sobre a formação de professores penetram no âmbito da formação do professor de história no sentido de que as mudanças paradigmáticas se transformam em currículos vivenciados na formação dos professores. Desta forma, concluímos que não são os conteúdos por si só que irão auxiliar numa prática educativa diferente, mas, o sentido atribuído ao exercício docente nos currículos vivenciados. Esta pesquisa está inserida no Observatório do Ensino de História em Pernambuco (Obehpe).


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