Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVII Encontro Estadual de História

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FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS COM LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CURSO DE EXTENSÃO COISAS DE NEGROS (AS), COISAS DE BRASILEIROS(AS)
Claudia Vanessa Cavalcante Pereira

Última alteração: 2016-12-19

Resumo


Embora o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana seja obrigatório desde o ano de dois mil e três, quando foi promulgada a lei 10.639, que incluiu no currículo oficial esta temática, ainda são perceptíveis as dificuldades na implementação destes conteúdos no âmbito da educação básica. Professores (as) da rede básica de ensino sentem-se receosos, e até despreparados, ao se depararem com este assunto e, às vezes, fazem a opção do abdicar. Neste sentido, consideramos que a formação dos professores influencia na realização de suas atividades em sala de aula. Concomitantemente a esta problemática, e a partir de relatos de observação e vivências dos saberes difundidos durante quatro meses de realização do projeto de extensão: “Coisas de Negros (as) Coisas de Brasileiros (as)”. Neste trabalho discutimos um novo olhar sobre a formação docente, partindo da vivência nas oficinas de dança, música, teatro, e teatro de bonecos (Babau da Paraíba).

Palavras-chave: Formação docente. Linguagens Artísticas. Lei 10.639/2003.


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