Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Prêmio Delby Fernandes

Prêmio Delby Fernandes

por Cleverton R. Fernandes publicado 29/01/2018 10h40, última modificação 07/12/2018 11h07
O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base anterior ao evento de premiação.

Logodelby

O professor Delby Fernandes de Medeiros foi um abnegado em nome da Farmácia. Dedicou toda sua vida profissional à criação e manutenção do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esteve presente no LTF desde o lançamento da pedra fundamental, tendo trabalhado com afinco em todas as etapas da construção. Foi seu Diretor por 25 anos. 

Sua ideia de fundar o LTF se baseou na sua visão de que o estudante deveria "aprender fazendo". Lutou bravamente para que os médicos e hospitais regionais aceitassem e utilizassem os medicamentos ali produzidos. Ao cabo de alguns anos o LTF já contava com uma linha de produção de mais de 200 medicamentos, cosméticos e saneantes distribuídos por uma grande parte da rede de hospitais públicos do Estado da Paraíba, atendendo também a alguns hospitais particulares. 

Delby

Visionários, o Prof. Delby, como era conhecido por todos que o admiravam, resolveu, então, criar um programa de pós-graduação na UFPB. Tratava-se do Mestrado em Produtos Naturais - Farmacologia e Química (atualmente Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos), uma inovação na área, pois todos os outros programas de produtos naturais tratavam de uma das duas áreas isoladamente. 

Por falta de Doutores que se dispusessem a vir trabalhar no Nordeste, resolveu lançar convites internacionais e, dessa forma, "importou" alguns Professores de fora do País para desenvolverem suas atividades aqui. Como resultado, o programa cresceu rapidamente e alcançou números surpreendentes para toda a comunidade acadêmica da Farmácia Brasileira. 

O Prof. Delby nunca se preocupou em se pós-graduar. Ao invés disso, com uma imensa demonstração de desprendimento preferiu doar tudo de si no sentido de prover os jovens com um excelente programa de pós-graduação, tendo, portanto, sido direta ou indiretamente responsável pela formação de centenas de mestres e doutores. Como reconhecimento a esse ato de desprendimento, a UFPB lhe concedeu o título de "Doutor Honoris Causa", por ocasião do Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil realizado em João Pessoa no ano de 2010. 

No dia 09 de Julho de 2011 o Prof. Delby veio a falecer (2 Jun 1929 - 9 Jul 2011), deixando seu legado para a Farmacologia Brasileira. Devemos nos espelhar no seu grandioso exemplo de vida e dignidade e nos orgulharmos por ter tido o grande privilégio de sua convivência. 

Por Emídio Vasconcelos Leitão da Cunha

 

Nesse sentido, com intuito de reconhecer o Prof. Delby, a Agência UFPB de Inovação Tecnológica, na figura do seu Diretor-Presidente Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, proposto o Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros. O referido prêmio foi instituído em 2015 por meio da Resolução CONSUNI Nº 004/2015.

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base anterior ao evento de premiação. Por exemplo, a primeira premiação ocorreu em 2015 e premiou os inventores de 2014. Ao todo já ocorreram três edições (2015, 2016 e 2017). A seguir estão os links com a lista dos premiados, divididos nas duas categorias "programa de computador" e "patentes": 

1ª Premiação - Lista dos premiados em 2015

2ª Premiação - Lista dos premiados em 2016

3ª Premiação - Lista dos premiados em 2017

4ª Premiação - Lista dos premiados em 2018

Fonte: DPI/INOVA-UFPB.