Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Apoio e participação da INOVA no Workshop da AXONAL 2019
conteúdo

Notícias

Apoio e participação da INOVA no Workshop da AXONAL 2019

por Cleverton R. Fernandes publicado: 28/05/2019 11h46, última modificação: 28/05/2019 11h46
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para direita: Cleverton, Petrônio, Vinícius e Henry Suzuki.

Da esquerda para direita: Cleverton, Petrônio, Vinícius e Henry Suzuki.

O Workshop promovido pela empresa Axonal, realizado no IFPB entre os dias 23 e 24 de maio, é um evento em conjunto com mais de 150 organizações do ecossistema de empreendedorismo e inovação em todo o Brasil. Entre as várias edições, conforme quadro abaixo, a Paraíba contou com duas: uma em Cajazeiras e outra em João Pessoa.

 O evento tem como objetivo capacitar os participantes a aprimorarem as suas capacidades na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. O primeiro dia foi reservado para a revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégia de redação e de tramitação institucional. No segundo dia, foram realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação patentária. Também foram realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações cotidianas em patentes.

O palestrante, Henry Suzuki, é Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Consultor colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em base de dados, técnicas patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia. Inventor das Clevercaps e cocriador da Rede Mentores do Brasil.

Fonte: DPI/INOVA-UFPB.