Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > FINEP apoia o desenvolvimento de patentes da INOVA-UFPB.

FINEP apoia o desenvolvimento de patentes da INOVA-UFPB.

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba, em cooperação com a empresa Powermig e demais parceiros, aprovou projeto junto ao Edital Finep Propriedade Intelectual. O Edital contempla a realização de “prova de conceito”, bem como demais atividades para testar a viabilidade da tecnologia e apoiar sua comercialização.
por Cleverton R. Fernandes publicado: 22/05/2023 11h16, última modificação: 23/05/2023 15h36

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Diretoria de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT), em cooperação com a empresa Powermig e demais parceiros, aprovou projeto junto ao Edital Finep Propriedade Intelectual. O Edital contempla a realização de “prova de conceito”, bem como demais atividades para testar a viabilidade da tecnologia e apoiar sua comercialização.

O projeto da área de sistemas autônomos de soldagem envolve dois registros de patentes da Universidade a ser desenvolvido e adaptado à empresa, mediante prova de conceito e prototipação das soluções em ambiente real. Como orçamento total de R$ 5 milhões, o projeto irá direcionar uma parte para a UFPB para viabilizar o apoio técnico e capacitação para o desenvolvimento tecnológico em ambiente produtivo.

O Edital, uma novidade da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é direcionado exclusivamente para Propriedade Intelectual (PI), como patentes e softwares, desenvolvida por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), possibilitando a transferência tecnológica em parceria com empresas e mediante subvenção econômica.

Outra iniciativa relevante da FINEP é o Programa Finep InovaDoc que tem por objetivo a transferência de tecnologias já consolidadas em universidades, centros de pesquisas e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras para empresas.

Além disso, a DTLT/INOVA-UFPB auxiliou grupos de pesquisa para construção de propostas ao Edital, sendo submetido um projeto na área de nanotecnologia com valor em torno de R$ 4 milhões para viabilizar a estruturação de uma nova startup com a verba de subvenção econômica do Finep InovaDoc.

Essas ações consolidam uma linha de atuação da Agência na captação e prospecção de recursos e fontes de financiamento para desenvolvimento das patentes e softwares da Instituição e para fomentar e estruturar novas startups de base tecnológica.

Fonte: INOVA-UFPB.