Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Respirador da UFPB ficará com licença gratuita da patente para empresas produzirem

O custo mínimo estimado de matéria-prima do aparelho será de R$ 400,00*, mais barato do que o da USP que custará R$ 1 mil reais e 37,5 vezes mais barato do que um ventilador no mercado que custa R$ 15 mil.
por Cleverton R. Fernandes publicado: 02/04/2020 16h42, última modificação: 19/04/2020 10h27
Exibir carrossel de imagens Protótipo em demonstração de funcionamento.

Protótipo em demonstração de funcionamento.

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), na figura do Diretor Presidente Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, fez demanda no dia 28 de março de 2020 para que fosse desenvolvido um ventilador pulmonar por pesquisadores dos Centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e de Informática (CI). A equipe composta por Railson Ramos, Mario Ugulino, Válber Almeida, Tiago Maritan e Marcos Alves concluíram em 48 horas a missão.

No dia 30 de março de 2020 as imagens do protótipo já estavam disponíveis nas redes sociais. No dia 31, foi realizada nova força tarefa com os inventores, a equipe da Diretoria de Propriedade Intelectual (DPI) da INOVA-UFPB e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (CGDI/EDIR-PE/SEDIR-PB/INPI) para preparar a redação do pedido de patente. No dia 01 de abril o pedido de patente foi finalizado e no dia 02 foi protocolado no INPI. O Diretor da DPI, Dr. Cleverton R. Fernandes, destaca que, pela necessidade legal de depósito da patente, "a tecnologia está sob sigilo e pedimos paciência aos interessados para que possamos dar os próximos passos com responsabilidade e cumprindo todos os protocolos legais".

O ventilador pulmonar desenvolvido na UFPB está apto a fazer uso da tecnologia touch screen, pode ser equipado com sistema multibiométrico e capaz até de ter conectividade via wireless. Inclusive é possível acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real remotamente por meio de aplicativo em dispositivos móveis (smartphones).

O objetivo do projeto é um aparelho de baixíssimo custo. De acordo com os inventores a produção do aparelho foi estimada em aproximadamente R$ 400,00* (quatrocentos reais), ou seja, mais barato do que o equivalente desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP). Valendo destacar que o respirador mais barato no mercado custa aproximadamente R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e costuma ser vendido a, aproximadamente, R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Já o produto da UFPB poderá ter seu preço final estimado em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais); com todos os opcionais.

O equipamento também é de rápida montagem e programação, sendo possível concluir a montagem e deixá-lo plenamente operável em poucos minutos. Outro detalhe é que ele não é um respirador de emergência, podendo ser usado indefinidamente; ou seja, um substituto aos convencionais comercializados atualmente.

Os inventores tiveram como missão garantir uma alternativa nacional viável que pudesse ser disponibilizada com um baixíssimo custo para hospitais. No momento, a equipe está na fase de testes e certificação no aspecto pneumológico e visando a produção em escala industrial, devendo a fabricação ser realizada por empresas com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o aparelho ainda precisa passar por testes pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Nesses últimos caso, acredita-se que em face da urgência as tramitações burocráticas e testes sejam aceleradas.

De acordo com o Prof. Dr. Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, Diretor Presidente da INOVA-UFPB, a licença da patente do aparelho será gratuita e sem exclusividade, permitindo que outras empresas também fabriquem e vendam o equipamento. “O momento que estamos passando no país é este. Somos uma universidade pública. A ideia não é desenvolver algo para as empresas terem grandes lucros”, afirmou.

Assim, desde o dia 14 de abril a INOVA-UFPB tem recebido uma avalanche de propostas nacionais e internacionais tanto para o aprimoramento da tecnologia, como da produção da mesma. Todas estão sendo cadastradas, respondidas, triadas e analisadas.  Em breve publicaremos mais informações.

Fonte: INOVA-UFPB.

* - Custo estimado sem incluir os sistemas touch screen e wireless.