Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > Startups e projetos da UFPB são destaque no Programa Wylinka e Capa.CITTA
conteúdo

Notícias

Startups e projetos da UFPB são destaque no Programa Wylinka e Capa.CITTA

O programa de aceleração do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), executado pela Wylinka com o apoio da Finep, foi realizado on-line e buscou contribuir com o fortalecimento da cultura de empreendedorismo no ecossistema de inovação paraibano.
publicado: 04/11/2022 09h50, última modificação: 04/11/2022 09h50
De saúde à energia.

De saúde à energia.

A Wylinka, com quase 10 anos de atuação, tem como objetivo promover, por meio de programas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil, acelerando a inovação de base científica e tecnológica para transformar pessoas, negócios, organizações e ecossistemas de inovação. Segundo a Analista de Projetos da Wylinka, Elena Oliveira: “O CITTA identificou a necessidade de incentivar a transformação de produções científicas em soluções para o mercado, seja por transferência tecnológica ou por criação de startups”.

 

Entre as iniciativas em destaque, tem a DisAnti, startup incubada pela Agência Inova UFPB:

 

Outra demanda crescente na área da saúde são os equipamentos de proteção antivirais, como filtros de ar condicionado, jalecos e as famosas máscaras que ganharam grande destaque durante a pandemia da Covid-19. Buscando trazer uma opção mais versátil e eficaz do que as que já existem, os pesquisadores Aline Oliveira, Luiz Regis e Jéssica Nascimento desenvolveram o DisAnti.

 

O dispositivo antiviral tem um preço menor, pode ser reutilizável e sua eficiência é de 99,99% na inativação de vírus. A ideia surgiu como uma resposta a Covid-19, porém pode ser usada para a proteção de diversas outras doenças.

 

A tecnologia, que se assemelha muito a um pano, conta com uma ampla possibilidades de aplicação como em purificadores de ar e ar condicionado hospitalares, assim como em respiradores individuais. Porém, atualmente, seu principal uso está focado na produção de equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs.

 

Conheça um pouco das outras equipes vinculadas a UFPB:

 

GIDA – processamento inteligente de dados da distribuição de água para o apoio à tomada de decisões visando a eficiência operacional do sistema. Consultores: Juan Villanueva e Thommas Flores.

 

Monitoramento da qualidade do combustível e saúde dos motores de veículos – dispositivo de monitoramento e diagnóstico. Ele envia os dados do motor para um o aplicativo. Consultor: Alisson Brito

 

iSPAR – desenvolvimento de novas soluções e algoritmos voltados para a proteção e análise de ocorrências em sistemas elétricos de potência. Equipe: Felipe Lopes e Karcius Dantas.

 

BeFast – cursos para as empresas qualificarem seus profissionais. Consultora: Adriana Damasceno

 

Matéria completa: De saúde à energia, conheça os empreendimentos que a ciência paraibana está lançando para o mundo – Wylinka | Inovação, Ciência, Tecnologia e Negócios.

 

Fonte: DTLT/INOVA-UFPB.