Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > CCAE sedia 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Brejo e Vale do Mamanguape com o tema "Democracia e Direito à Cultura"

publicado: 28/09/2023 14h10, última modificação: 28/09/2023 18h06
Evento reúne autoridades, discute políticas culturais e elege delegados para a Conferência Estadual na Paraíba

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) sediou, na última terça-feira (16), a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura com o tema "Democracia e Direito à Cultura", por meio de uma organização coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e os municípios de Mamanguape, Jacaraú, Duas Estradas, Lucena, Rio Tinto, Pedro Régis, Marcação, Mataraca e Cuité de Mamanguape. O evento ocorreu no Auditório Paulo Freire, na Unidade de Mamanguape do Campus IV da UFPB, das 13h às 18h.

Com o objetivo de discutir propostas e políticas culturais para a região, bem como eleger delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Garden Hotel, em Campina Grande, a conferência atraiu a adesão de prefeitos e outras autoridades dos municípios envolvidos e da própria universidade. Também se fez presente a representante do Ministério da Cultura na Paraíba, Thaís de Freitas Morais.

Além da proposição de políticas públicas e da escolha de delegados, a conferência também sinalizou a realização do II Fórum de Diversidade Cultural, previsto para ocorrer em dezembro no Município de Mataraca.

A programação da 2ª Conferência Intermunicipal contou com a realização de seis Grupos de Trabalhos, cada um focando em eixos específicos: I- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; II- Democratização do acesso à cultura e participação social; III- Identidade, patrimônio e memória; IV- Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; V- Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; VI- Direito às artes e às linguagens digitais.

O professor Saulo Maciel, Assessor de Extensão do CCAE e membro da Comissão Organizadora, expressou sua satisfação com os resultados do evento. Ele destacou os desafios de organizar a conferência em tempo recorde e enfatizou a importância da construção coletiva desse momento histórico para a cultura do Brejo e do Vale do Mamanguape. "Confesso que estou muito feliz com os resultados da nossa conferência. Em tempo recorde e com a colaboração de todos os envolvidos, conseguimos realizar um grande evento que fica registrado na história da cultura do Brejo e do Vale do Mamanguape. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos!", afirmou o professor Saulo.

Nos perfis @ccaeufpb e @extensao.ccae, respectivamente, contas do CCAE e da Assessoria de Extensão do CCAE no Instagram, os interessados encontrarão outras informações audiovisuais sobre o evento. Abaixo, estão compartilhados alguns registros do evento.

• Com informações da Assessoria de Extensão do CCAE/UFPB