Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Curso de Matemática do CCAE promove a 12ª edição do Sábado Pedagógico

Curso de Matemática do CCAE promove a 12ª edição do Sábado Pedagógico

publicado: 06/10/2023 13h15, última modificação: 06/10/2023 13h15
Programação completa durou todo o dia e contou com mesa-redonda, lançamento de e-book e cinco minicursos.

O Curso de Matemática do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou com êxito a 12ª edição do Sábado Pedagógico, um evento anual que proporciona a descoberta de novos conhecimentos por meio da oferta de uma programação que ressalta oportunidades de diálogo e interação.

O evento, que estava suspenso devido à pandemia, retornou em 2023 com o formato presencial. A edição deste ano teve início às 8 horas da manhã com o credenciamento e um acolhedor coffee-break.

Uma das atividades destacadas foi o lançamento do e-book "Conhecimentos Científicos e Práticas Pedagógicas: Contribuições, reflexões e desafios da formação docente do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV". A publicação digital é uma compilação valiosa de insights e reflexões sobre a formação docente no curso.

A mesa-redonda sobre Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na formação de professores(as) que ensinam Matemática trouxe diálogos inspiradores com egressos do curso com o objetivo de discutir a importância dos projetos na formação acadêmica dos alunos. Os depoimentos proporcionaram aos atuais alunos a oportunidade de interagir e aprender com experiências práticas, tornando o diálogo descontraído e empolgante.

No período da tarde, os participantes puderam escolher entre cinco minicursos estrategicamente pensados para atender ao público-alvo. Desde a exploração de simetrias até propostas metodológicas de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os minicursos ofereceram uma variedade de abordagens e conhecimentos.

Os minicursos ofertados foram os seguintes:

MC1 - Explorando simetrias: reflexões e possibilidades metodológicas para o Ensino Fundamental – ministrado por Prof. Thales Pessoa de Sousa Silva – EDUMATEC/UFPE

MC2 - História em Quadrinhos: uma alternativa para o ensino da Educação Financeira Escolar - ministrado por Prof.ª Laís Leopoldina Vieira de Oliveira

MC3 - Propostas metodológicas de ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - ministrado por Prof.ª Analice Alves Rodrigues Barbosa – Rede Privada de Ensino

MC4 - Trabalhando conceitos da Geometria Plana por meio do Geobord: um Geoplano Virtual – ministrado por Prof.ª Ariana Costa Silva – EDUMATEC/UFPE

O Sábado Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV é, portanto, um evento anual que tem como objetivo promover aos alunos a possibilidade de conhecer a importância dos projetos do curso, de ensino, de pesquisa e de extensão, assim como promover uma grande interação entre alunos e professores com a oferta de minicursos e mesas-redondas que proporcionam a discussão de assuntos de relevância para o discente de Matemática.

*Com informações da Coordenação do Curso de Matemática