Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > X Encontro Nacional de Estudantes Indígenas acontece na Paraíba com parceria entre UFPB e Ministério dos Povos Indígenas

publicado: 20/09/2023 14h50, última modificação: 20/09/2023 15h10
Evento reunirá mais de duas mil pessoas e abordará o tema da “Análise e conjuntura da presença indígena no ensino superior na última década”

Imagem do local do evento disponível no Instagram: @enei_oficial

O X ENEI – Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, reunirá universitários indígenas de todo o país e será realizado pela primeira vez na Paraíba. O evento possibilitará, aos Povos Indígenas, a realização de discussões em diversas áreas do ensino superior e terá, como anfitrião, o povo Potiguara, que estabeleceu parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a coordenação do evento.

O X ENEI tem este ano como tema a “Análise e conjuntura da presença indígena no ensino superior na última década”. O evento acontecerá de 16 a 20 de outubro de 2023 na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, município onde está localizada uma das Unidades do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba e deve reunir mais de duas mil pessoas.

A UFPB participa da ação por meio da execução de Projeto de Extensão Fluex que tem o apoio financeiro do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para a realização do evento. Essa ação de extensão viabiliza, ainda, a contribuição da universidade com o trabalho das comissões científicas do evento.

A equipe de coordenação do ENEI envolve lideranças Potiguara e profissionais e universitários de diversas áreas do conhecimento, que já estabelecem parcerias com o Campus IV em outros projetos. Esse Projeto Fluex tem como coordenadora a professora Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, do DCSA/CCAE, contando também com a participação das professoras Kelly Oliveira  (DCS/CCAE) e Michelle Guerreiro (DED/CCAE), e dos professores Anderson dos Santos (DEMA/CCAE) e Estevão Palitot (DCS/CCAE). A programação completa pode ser visualizada no Instagram pelo endereço @enei_oficial.

* Com informações da Comissão Organizadora