Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Programas > Coleta Seletiva
conteúdo

Coleta Seletiva

por CGA publicado 12/01/2016 08h49, última modificação 19/08/2023 19h13
Conheça mais sobre o programa Coleta Seletiva

Logomarca da Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva foi implantada na Universidade Federal da Paraíba desde 2011, motivada pelo Decreto Presidencial 5.940/06, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Sendo assim, atendendo a este decreto, o Programa de Coleta Seletiva realiza um trabalho sócio-econômico-ambiental, através da inclusão social dos agentes catadores (COOREMM), da redução da quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários e oferece uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade acadêmica. As atividades do programa podem ser acompanhadas através dos perfis no instagram: @coletaseletivaufpb e @cgaufpb.

 

Objetivos

  • Diagnosticar a situação atual dos Resíduos Sólidos na Universidade Federal da Paraíba;
  • Analisar os dados coletados e fazer estudos referentes à geração de resíduos, sistema de coleta, tratamento dos resíduos e a destinação final;
  • Propor o Plano de Gestão e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais gerados;
  • Discutir sobre a importância da coleta seletiva com os agentes sociais envolvidos com a política urbana da cidade universitária, notadamente os funcionários da limpeza da UFPB;
  • Sensibilizar e conscientizar alunos, professores e servidores da universidade, além dos membros da Associação de catadores vigente, homologada em edital de habilitação pela Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, da necessidade da educação ambiental na vida do campus, através da implantação de palestras, oficinas, cursos e reflexões.

 

Fundamentos 

A Lei Federal Nº 12305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ressalta a importância da coleta seletiva como estratégia crucial. A coleta seletiva, ao separar materiais como plástico, papel, vidro e metais, não apenas reduz a carga de resíduos em aterros, mas também facilita a recuperação de recursos preciosos. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a presença de áreas verdes, incluindo fragmentos de mata atlântica e jardins, fortalece ainda mais a viabilidade da coleta seletiva, não apenas como um meio de promover a sustentabilidade, mas também como uma oportunidade para ampliar a conscientização e o engajamento ambiental. A implementação eficaz da coleta seletiva na UFPB pode desencadear uma transformação positiva em termos de práticas de gestão de resíduos, resultando em benefícios ambientais duradouros.

 

Ações

Educação Ambiental Virtual: Posts semanais sobre o projeto ou temas relacionados a ele, com o intuito de compartilhar as informações com a comunidade, educando e sensibilizando-os. 

Monitoramento dos containers de cada setor: O monitoramento é realizado com o intuito de identificar se os resíduos estão sendo separados corretamente ou se existe a mistura dos materiais.

Coleta de Dados: A cooperativa coleta os resíduos, contabiliza e registra os dados quantitativos e qualitativos dos materiais recicláveis que foram coletados e depois fornecem esses dados a nossa equipe.

 

Equipe 

Coordenador: Joácio de Araújo Morais Junior (Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental);

Voluntários: Jonathan de Souza Araujo (engenharia civil), Leonardo Ferreira Lins (engenharia civil) e Matheus Rocha Bezerra Pordeus (engenharia civil).