Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > "CPA/UFPB PROMOVE ENCONTRO DAS CPA´S DO NORDESTE"

"CPA/UFPB PROMOVE ENCONTRO DAS CPA´S DO NORDESTE"

publicado: 21/08/2018 09h12, última modificação: 21/08/2018 09h36

CPA/UFPB PROMOVE ENCONTRO DAS CPA´S DO NORDESTE

Aconteceu nos últimos dias 13 e 14 de agosto o I Fórum das CPA´S da Paraíba e o III Encontro das CPA´s do Nordeste. O Evento, promovido pela Comissão Própria de Avaliação da UFPB (CPA/UFPB), contou com 136 inscritos e teve como tema “Os novos instrumentos de avaliação e seus reflexos acadêmicos e sociais: um debate necessário para o aperfeiçoamento do ensino superior”.

A mesa de abertura contou com a presença da Magnífica Reitora da UFPB, professora Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, a Pró-reitora de Graduação da UFPB, Ariane Norma de Menezes Sá, a coordenadora de Orçamentos da PROPLAN, Professora Dra. Renata Paes de Barros Câmara, o Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Professor Dr. Assis Leão da Silva e da Presidente da CPA/UFPB, Professora Dra. Mônica Dias Palitot.

No primeiro dia, cinco mesas de debate abordaram temas variados entre eles: a relação entre Gestão e Avaliação; Avaliação e Responsabilidade Social; Instrumentos de Avaliação do MEC; Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste e ENADE.

No turno da manhã, destaque para as palestras do Pró-reitor de Ensino do IFPE, Professor Dr. Assis Leão da Silva, da Pró-reitora de Graduação da UFPB, Ariane Norma Menezes Sá e da Diretora da Faculdade Santa Emília de Rodat, professora Socorro Maria Ventura Oliveira que discutiram as experiências da Gestão de suas universidades e a importância da Avaliação institucional nesse processo.

O tema Responsabilidade Social e Avaliação, elementos do eixo 2 do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), foi discutido pelos professores Doutores José Mancinelli Ledo do Nascimento da UFPB/Campus III e pela professora Maria da Conceição Bizerra da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

O turno da tarde teve início com uma mesa sobre os Instrumentos de Avaliação do MEC. As professoras Mariana Aragão Matos Donato da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE) e Maria Fernanda dos Santos Alencar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) debateram as diferenças entre os novos e antigos instrumentos.

As experiências avaliativas das instituições do Nordeste foi o tema da quarta mesa que contou com as presenças dos professores Alexsandro Fernandes Marinho da Faculdade Santa Emília de Rodat; Mônica Dias Palitot, presidente da CPA da UFPB e Michelle Pinheiro Rodrigues Silva da Faculdade Senac Pernambuco.

O primeiro dia encerrou com uma palestra sobre o ENADE (Exame Nacional do Estudante) proferida pelo Professor Dr. Fabio do Nascimento Fônseca da Universidade Federal da Paraíba.

O segundo dia do evento teve início com duas mesas de debate. A primeira discutiu a Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste e contou com a participação dos professores Ivaldo Menezes de Melo Junior da Faculdade de Ciência Médicas da Paraíba; Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Pablo Rodrigo Fica Piras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A segunda mesa ressaltou a importância da Avaliação Institucional no Planejamento das Universidades e na elaboração do PDI e contou com a participação do coordenador de planejamento da UFPB, Professor Dr. Gustavo Tavares da Silva e Sergio Ricardo Bezerra dos Santos, Diretor Administrativo-Financeiro da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

O turno da tarde teve a apresentação dos doze trabalhos selecionados, sorteio de livros e a oficina “Construção de uma proposta de Avaliação única padronizada para o Nordeste: discussão e elaboração de uma minuta de proposta” ministrada pelos professores José Mancinelli Ledo do Nascimento da UFPB/Campus III, pelo professor JOSÉ LASANCE DE CASTRO SILVA, presidente da CPA da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelas  professoras Maria da Conceição Bizerra da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mônica Dias Palitot da Universidade Federal da Paraíba.

O evento contou ainda com a participação da Orquestra de Violões da Paraíba na abertura, um projeto de extensão desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos, do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Para a professora Mônica Dias Palitot, presidente da CPA/UFPB, o evento “foi de extrema importância para a construção da cultura de avaliação nas instituições de Ensino Superior, uma vez que para poder haver o planejamento das ações a serem executadas nas instituições se faz necessário conhecer, através da Avaliação a realidade vigente. Assim sendo, a avaliação institucional é um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de todas as Instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas. Promover e participar das avaliações institucionais é, portanto, um dever de todos: gestores, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes”