Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Sobre o DCX
conteúdo

Sobre o DCX

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 25/05/2021 19h10
UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS – DCX

Professores DCX 2021

O Departamento de Ciências Exatas foi criado no Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE, Campus IV da UFPB, desde a implantação do campus, em 2006. Como o Campus IV está dividido em duas Unidades, uma na cidade de Mamanguape e outra na cidade de Rio Tinto, a Unidade do Departamento de Ciências Exatas está localizado em Rio Tinto, e é em número de professores, o maior departamento do CCAE.

Em 2014, o colegiado do Departamento de Ciências Exatas decidiu alterar a sigla do departamento para DCX, antes identificado com a sigla DCE. O DCX atualmente é composto por 46 professores efetivos formados áreas nas de computação, física, estatística e matemática. As disciplinas nessas áreas são ofertadas aos cursos de licenciatura em Ciência Computação, Matemática, e aos bacharelados em Sistemas de Informação, Ecologia, Design, Antropologia, Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis.

Além do DCX possuir professores ministrando disciplinas em quase todos os cursos do CCAE, muitos de seus docentes ocupam ou ocuparam cargos de chefia, na direção de Centro, nas coordenações de cursos e à frente do próprio DCX. O primeiro chefe do departamento foi o Professor Givaldo de Lima, sem vice-chefe, após ele, os seguintes professores assumiram a chefia do DCX, respectivamente como Chefe e Vice-chefe: José Fabrício Lima de Souza e Agnes Liliane Lima Soares de Santana; Alisson Vasconcelos de Brito e José Fabrício Lima de Souza; José Fabrício Lima de Souza e Surama Santos Ismael da Costa; Surama Santos Ismael da Costa e Rodrigo Rebouças de Almeida; Rodrigo Rebouças de Almeida e Jamilson Ramos Campos; Rodrigo Rebouças de Almeida e Cibelle de Fátima Castro de Assis; Cibelle de Fátima Castro de Assis e Juliana Aragão de Araújo; Carlos Alberto Gomes de Almeida e Juliana Aragão de Araújo; Augusto César Pereira da Silva Montalvão e Rodrigo de Almeida Vilar de Miranda; Joseilme Fernandes Gouveia e Flávia Veloso Costa Souza, atual chefia.

 

Também fazem parte da equipe do DCX os técnicos administrativos Ana Cristina Crispim Maurício e Thamires Maria Alves de Araújo Venâncio, na secretaria do departamento, e José François Alves Ferreira Júnior e Tiago José Bandeira Lourenço, nos Laboratórios de Informática.