INOVA UFPB exibe tecnologias sustentáveis no Festival Funetec 2025

terça-feira, 16 de setembro de 2025
atualizado em terça-feira, 16 de setembro de 2025

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA UFPB) participou do Festival Funetec de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à Cop30, realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025, no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa.

O Festival foi realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com apoio do Ministério do Turismo e Governo Federal, com vistas a promover práticas sustentáveis, ciência, inovação e cultura, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A INOVA UFPB se fez presente no Espaço Inovação, ambiente dinâmico para conectar ideias, soluções e parcerias que impulsionem um futuro mais sustentável. Durante os três dias, a Agência levou para o evento tecnologias e startups com soluções inovadoras para a sociedade, em sintonia com a Cop30.

A Diretora-Presidente da INOVA UFPB, Profª Bagnólia Araújo Costa, esteve presente na abertura do evento, sexta às 18h, juntamente com a Diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT), Profª Maria Soraya Pereira Franco Adriano e o Diretor de Transferência Tecnológica da INOVA UFPB, Me. José Bezerra Honório.

No estande da INOVA UFPB, o público presente pode conhecer diferentes tecnologias, como a árvore inteligente, desenvolvida pelo Profº Cleonilson Protásio, do Departamento de Engenharia Elétrica, e apresentada pelas estudantes Virgínia Aires e Victória Alencar. A tecnologia permite transformar a árvore em uma miniestação meteorológica, capaz de monitorar diversas variáveis utilizando a energia gerada pela próprio planta.

As startups YBY Inovações Biotecnológicas, empresa incubada pela Agência, apresentou soluções de análise do perfil microbiológico do solo e das necessidades específicas de cada cultura e do uso de inoculantes biológicos, com bactérias provenientes da biodiversidade nordestina, que promovem o crescimento de plantas e mitigam estresses ambientais. A startup Orbis apresentou soluções na área de saneamento ecológico e georreferenciamento urbano. Abordou-se sistemas de informação geográfica, mapeamento participativo e webGIS para gestão territorial eficiente, assim como, o sistema tewetland, tecnologia limpa para tratamento de água e efluentes licenciada pela UFPB à Orbis e a Orquestra.

O estande da Instituição contou com a lista de serviços do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) destinados as entidades públicas; amostras do café Grãos da Parahyba, marca registra pela UFPB para o produto resultante de pesquisas do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) na região do Brejo Paraibano e por fim o hidrogel, polímero desenvolvido pelo Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB), pelos pesquisadores Eliton Medeiros e Lucas Figueiredo, capaz de aumentar a retenção de água no solo e fazer sua liberação gradual, inclusive de nutrientes. Testes realizados em estufa com o feijão-caupi, pela equipe do Prof. Raphael Beirigo, constataram melhor produtividade em relação ao hidrogel comercial e a média do Estado.

Cumprindo sua missão de levar tecnologias inovadoras para a sociedade, a Agência INOVA UFPB divulgou a produção tecnológica disponível para licenciamento e/ou acordos de parceria, todas em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).