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Extensão

por LGEMU publicado 04/07/2020 13h43, última modificação 06/08/2020 09h10

O Projeto "Guitarra Elétrica: da UFPB para a comunidade', foi contemplado em edital PROBEX nos anos de 2013, 2014, e 2015, e é fruto do trabalho desenvolvido inicialmente no ano de 2012 pelo projeto de extensão “Gepage - Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Guitarra Elétrica da UFPB” - (cadastrado na plataforma FLUEX 2012). Estes projetos trabalharam na difusão de conhecimentos acerca da área da Guitarra Elétrica, atendendo alunos externos à UFPB em encontros abertos que ocorreram durante o período letivo de sua execução, alinhados com o período de execução do projeto.

Este projeto de extensão esteve em suspensão durante os anos de 2016 e 2018 devido afastamento do seu idealizador e coordenador para aprofundamento de seus estudos em curso de doutorado em música, tendo sido reativado no ano de 2019 com o retorno do mesmo às suas atividades docentes normais na UFPB a partir da conclusão de defesa de sua tese. 

PROJETO 2020

GUITARRA ELÉTRICA: DA UFPB PARA A COMUNIDADE - 2020

Resumo: 

O Projeto 'Guitarra elétrica: Da UFPB para a comunidade', foi contemplado em edital PROBEX nos anos de 2013, 2014 e 2015, e cadastrado no FLUEX em 2019. É fruto do trabalho desenvolvido inicialmente no ano de 2012 pelo grupo de estudos que gerou o projeto de extensão “Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Guitarra Elétrica” (GEPAGE – UFPB), também cadastrado no FLUEX no ano de 2012. Estes projetos visam trabalhar na difusão de conhecimentos acerca da área da guitarra elétrica atendendo alunos externos à UFPB em eventos abertos que ocorreram durante o período de sua execução. Atividades preparatórias dos eventos vinculados ao projeto vêm produzindo materiais didáticos a partir de estímulos à produção de textos, apresentações de slides e desenvolvimento de metodologias didáticas técnicas a respeito de assuntos importantes para a área, sendo estes, trabalhados e expostos em oficinas, workshops, masterclasses, recitais, minicursos, e etc., ministrados pelos estudantes que participam como voluntários do projeto. Desta forma a produção de conhecimento desenvolvida é transmitida para o público externo através das atividades de evento previstas no projeto. Além de atingir público externo este projeto também vem dando a oportunidade dos alunos do curso de licenciatura e sequencial em música popular da UFPB aprofundarem seus conhecimentos e contato com os professores orientadores, bem como praticarem atividade docente e transmitirem para a comunidade externa o trabalho que vem sendo desenvolvido na UFPB através de suas experiências pessoais. A proposta do atual projeto segue os mesmos parâmetros dos projetos anteriores, que foram interrompidos entre os anos de 2016-2018, unicamente devido o afastamento docente do professor coordenador do projeto para realização do curso de doutorado, que foi concluído em julho de 2018. Diante da realidade frente à pandemia causada pelo COVID-19, reapresentamos agora a proposta para reativação do projeto denominado “Guitarra Elétrica: da UFPB para a comunidade" neste ano de 2020 com uma ênfase na produção de material a ser disponibilizado na página do you tube do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU-UFPB) e da realização de eventos de caráter virtual, o que certamente ampliará bastante a possibilidade de acesso ao público externo.

Objetivos:

Geral:

Dar oportunidades ao público externo interessado na área da guitarra elétrica de ter acesso a conhecimentos relacionados à mesma e da produção da UFPB através do oferecimento de eventos on-line e atividades de diversas naturezas através de plataformas virtuais em encontros síncronos e assíncronos. O principal evento oferecido será o “VI encontro do GEPAGE-UFPB”, como continuidade aos outros eventos anteriores que vem se desenvolvendo atualmente com periodicidade anual.

Específicos:

* Produzir vídeo-aulas acerca de assuntos referentes à Guitarra Elétrica e disponibilizá-las na plataforma do youtube para que o público externo tenha acesso facilitado à diversos temas importantes no desenvolvimento do estudo do instrumento.

* Estimular a prática da guitarra elétrica a partir de estudos coletivos, oficinas, minicursos, masterclasses e workshops com temas específicos, que acontecerão de forma remota através de plataformas de webconferência, graduando, desta maneira, o nível dos estudantes da área matriculados nos cursos regulares da UFPB.

* Proporcionar um ambiente para a prática do ensino por parte dos alunos dos cursos de guitarra elétrica da UFPB (sequencial e licenciatura), através da apresentação de minicursos, palestras, masterclasses e workshops oferecidos à comunidade externa através de mídias virtais.

Justificativa:

O projeto “Guitarra elétrica da UFPB para a comunidade” surgiu no ano de 2013 a partir da percepção de que os cursos de Guitarra Elétrica oferecidos pela UFPB, tanto em nível de extensão quanto dos cursos superiores (“sequencial em música popular” e “licenciatura em música”, ambos com habilitação em Guitarra Elétrica), estavam com uma demanda significativa comparados a outros instrumentos oferecidos pela instituição.

Para ter uma ideia do grande interesse despertado por esses instrumentos, tomemos, como exemplo, o número de candidatos às seis vagas do curso de guitarra elétrica, oferecidas pelo programa de extensão do Departamento de Música (DEMUS) em 2013, no qual estiveram escritos 132 concorrentes, número impossível de ser beneficiado pelas formas de ingresso regulares do programa de extensão do Departamento de Música que oferece aulas de guitarra conduzidas por estudantes bolsistas.

Desde este período até hoje, a procura pelo instrumento se mantém em números bem significativos. Devido à impossibilidade de atender à grande parte do público, através do curso de extensão em Guitarra Elétrica do programa de extensão do DEMUS, por causa da capacidade de atendimento por parte dos bolsistas e pelo consequente limite de vagas oferecidas, e seguindo uma das prerrogativas do ensino superior público, que é a de oferecer conhecimento e formação à comunidade, surgiu a ideia de se desenvolver um outro projeto de extensão que atendesse a uma demanda mais ampla.

De acordo com esta intenção de ampliação do número de favorecidos por uma ação de extensão em Guitarra Elétrica, foi pensada uma iniciativa de criação de eventos que pudessem atender um maior número de interessados. Para que os eventos possam ser realizados é necessário todo um processo de preparação por parte dos ministrantes das atividades. A partir desta realidade concebeu-se uma ideia de articular o evento com a participação de estudantes dos cursos superiores da UFPB, para que os mesmos pudessem através das atividades propostas neste projeto terem mais uma experiência didática em suas trajetórias acadêmicas.

Tomando como base a disseminação de conhecimento através da articulação entre teoria e prática, estruturou-se desde 2013 um projeto que conjugasse encontros pontuais para desenvolvimento das orientações, preparação de material e estudos técnicos necessários para uma capacitação especial dos alunos já matriculados nos cursos superiores da UFPB, nos cursos sequencial e de Licenciatura, os quais, além do público externo, recebem também benefícios através deste projeto, pois se preparam para a prática da docência em diversas atividades que estão previstas para os eventos abertos do projeto, como aulas, oficinas, palestras, recitais didáticos, minicursos, workshops, masterclasses e outras possibilidades direcionados à comunidade externa.

As atividades, em geral, são oferecidas durante um evento programado em forma de encontro previsto no projeto denominado “encontro do GEPAGE”, além de outros eventos de menor porte que podem surgir pontualmente, também vinculados a este projeto de extensão. Algumas outras atividades também podem ser promovidas com a participação de professores de Guitarra Elétrica de outras instituições de ensino superior e músicos de reconhecidos saber.

Além destas, atividades de recitais e shows oferecidos ao público externo, também estão previstas dentro das atividades do projeto e oferecem aos alunos a oportunidade de se apresentarem em palco, diante de uma plateia, que, por sua vez, tem a chance de ter acesso às possibilidades expressivas da guitarra elétrica, e de ter uma melhor noção prática do trabalho que vem sendo desenvolvido na UFPB e seu resultado musical, tendo esta iniciativa vindo auxiliando também na formação de público para a música produzida com foco na Guitarra Elétrica.

Com o intento de contribuir no desenvolvimento da área da guitarra elétrica e suprir a uma necessidade evidente de atender um maior público externo no ano de 2012 foi criado o “Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas à Guitarra Elétrica” (GEPAGE- UFPB), cadastrado como projeto de Extensão que, a partir de sua criação, vem promovendo encontros frequentes e ações práticas para a preparação das atividades que devem ser apresentadas nos eventos promovidos.

Este projeto aprovado em 2012, denominado GEPAGE, a partir do ano de 2013 ganha uma nova dimensão com a aprovação do projeto de Extensão “Guitarra elétrica: da UFPB para a comunidade” (renovados em 2013, 2014, 2015 e 2019) e torna-se um grupo de estudos dentro deste novo projeto, com a função de preparar os estudantes para os eventos oferecidos ao público externo. A partir deste grupo de estudos (GEPAGE) são desenvolvidas diversas atividades ao longo do ano que culminam com a realização das diferentes edições dos “Encontros do GEPAGE”. Estes eventos já atingiram um público externo de mais de 1.000 pessoas em suas edições. A cada versão anual renovada do projeto, vem sendo articulado um novo evento de maior porte e outros mais pontuais, dando continuidade às propostas de ação do mesmo.

As pesquisas acadêmicas na área da guitarra elétrica vêm tendo um considerável crescimento nestes anos recentes, e este projeto também visa estimular os estudantes a se dedicarem a publicações de artigos em revistas especializadas em música e de textos técnicos sobre o estudo do instrumento a partir do relato de suas experiências desenvolvidas nos processos de preparação e execução dos eventos “Encontros do GEPAGE”.

Desta forma, justificamos a importância do projeto "Guitarra Elétrica da UFPB para a Comunidade", bem como de sua possibilidade de interação com as demais iniciativas que temos na área, tais como o "Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal" (LGEMU - UFPB) e o "Grupo de Pesquisa em Performance, Ensino e Aprendizagem da Guitarra Elétrica" (GPPEAGE - UFPB), pois estes três projetos trabalham em colaboração mútua, sendo o laboratório o centro de comando de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da área da guitarra elétrica na UFPB.

O projeto de extensão na sua versão do ano de 2019 teve uma importante atuação na organização do II Fórum Brasileiro de Guitarra Elétrica no Ensino Superior, que aconteceu na UFPB, com a colaboração efetiva da coordenação e equipe envolvida neste projeto de extensão.

O citado fórum foi um evento de nível nacional no qual participaram diversos professores de guitarra elétrica convidados de outras instituições. O mesmo aconteceu durante três dias e atingiu um grande público tanto presencial como on-line, pois todas as suas atividades foram transmitidas on-line em tempo real, atingindo-se uma média de 300 pessoas a cada dia acompanhando pela internet as atividades do evento, além do público presente fisicamente.

Fundamentação Teórica:

Uma rotina de estudos consistente é atividade fundamental àqueles que se dispõem a abraçar qualquer carreira artística, com a música não é diferente. Os cursos de música no Brasil, além de formarem educadores nesta área, tem como objetivo subsidiar ferramentas para a formação de instrumentistas com um amplo conhecimento técnico e teórico. A produção acadêmica na área da música tanto pode ser expressa por meio de publicações, como também a partir da atuação prática dos alunos em recitais e diversos tipos de apresentações públicas, onde têm a oportunidade de lidar com um público real.

O projeto de extensão “Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Guitarra Elétrica” (GEPAGE), oferecido no ano de 2012, trabalhou diversas maneiras de estimular estudos e práticas de performance na área instrumental, a partir de estudos dirigidos com os estudantes de Guitarra da UFPB, que por sua vez, após este período preparatório, apresentaram masterclasses, workshops, mini-cursos, recitais, etc, oferecidos à sociedade externa à UFPB. Os professores, por sua vez, tiveram a possibilidade de auto avaliarem sua atividade educacional a partir de tais iniciativas, bem como, aproximarem-se mais de seus alunos, colocando em prática os conteúdos abordados em sala de aula de uma maneira diferente, a partir de estudos concentrados e específicos, focados nas necessidades mais eminentes observadas, o que permitiu uma melhor abordagem sobre as necessidades de cada estudante de sua turma em relação aos estudos e performances.

As iniciativas propostas por este grupo de estudos também permitiram uma boa troca de ideias entre os alunos, a partir dos estudos coletivos dirigidos pelos professores em classes de instrumento, cujos resultados ultrapassam os muros da universidade e chegaram ao público externo desta área específica da música.

De fato, pode-se argumentar que “a música se projeta com mais força, enquanto arte da performance, justamente quando a obra é tão familiar, tão aprendida, que a performance em si se torna o principal foco da atenção do ouvinte” (COOK, 2006, p.11). Para uma performance bem estruturada, o ambiente de estudos é fundamental, bem como terem-se boas referências a partir da observação de outros artistas e instrumentistas.

Os cursos de guitarra elétrica da UFPB normalmente estão entre os mais procurados nos processos seletivos, e a tendência vem sendo manter um significativo nível de procura. A partir do exposto considera-se tal projeto de grande importância para a formação discente num sentido mais abrangente e do consequente atendimento de uma demanda da sociedade.

O ensino da guitarra elétrica vem de uma herança de ensino não formal no Brasil, “ocorrendo em espaços privados (particulares) de formação musical, escolas de música, casas dos instrumentistas ou, ainda, na casa dos próprios alunos, sendo caracterizados como espaços não formais por não serem reconhecidos, validados e legitimados pela esfera política da educação formalizada” (GARCIA, 2011, P. 15). Muitos dos guitarristas que buscaram formação acadêmica tiveram que, em algum momento, se adaptar aos estudos e formação direcionados ao violão, que já tem uma história consolidada dentro do ensino formal da música no Brasil, e é o instrumento mais próximo da Guitarra Elétrica, pertencentes a uma mesma família.

É possível observar uma ponte entre os contextos não-formais e formais, visto que grande parte dos guitarristas brasileiros tiveram sua formação instrumental em contextos e práticas não formais e que em determinado momento de suas carreias buscaram novos conteúdos em instituições de ensino superior, graduando-se em música, mas, raras vezes, em guitarra, o que Green (2001) chama de formação “bi-musical” (GARCIA 2011, p. 23). Este panorama vem se modificando com a instalação de cursos de formação específica em guitarra elétrica, principalmente a partir dos anos de 1990, onde o instrumento começa a ter presença mais efetiva em conservatórios e inicia seus passos em cursos de formação de nível técnico e superior.

É já uma realidade a instalação de programas e cursos de música popular em algumas universidades pelo Brasil, mas consideramos ainda necessário que se apresentem propostas didático-metodológicas, livros e práticas voltados para esta nova realidade da música popular na academia, como argumentava Bollos no ano de 2008:

 

...o ensino da música popular em nível superior no Brasil, sua recente instituição e a necessidade de implementar uma bibliografia básica para a formação do instrumentista popular, tendo em vista diversos fatores que influenciam a formação do estudante de performance, como material pedagógico e grade curricular (submetidos ao MEC), escolha do repertório, apreciação musical, experiência e formação de professores, entre outros aspectos (BOLLOS, 2008).

 

A partir desta iniciativa, também se pretende também contribuir para a consolidação da música popular no ensino superior, especificamente, na área da guitarra elétrica, na qual vimos trabalhando na UFPB, tanto no ensino, como na pesquisa e extensão, e também, nas atividades de músico prático, atuando em diversos contextos musicais extra acadêmicos. Ainda citando Bollos, em realidade percebida há alguns anos passados:

 

...no âmbito do ensino da música popular, com raríssimas exceções, não há, até agora, um programa de curso que lhe sirva de base, um sistema que englobe uma escolha de repertório, ou pelo menos que tenha alguns métodos que possam ser considerados obrigatórios, uma vez que a confecção de material pedagógico, em franca produção, ainda sendo elaborada, dado o período relativamente curto que a música popular faz parte dos programas de ensino em geral (BOLLOS, 2008).

 

Desde 2008, quando da publicação deste texto de Bollos citado acima, até os dias atuais, a realidade vem se transformando e a música popular penetrando cada vez mais nas universidades brasileiras, bem como, sua bibliografia aumentando, mas ainda necessitando tornar-se mais qualificada e robusta.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece, entre suas habilitações em instrumento, a Guitarra Elétrica, tanto nos cursos de licenciatura em música e como também oferecia no curso sequencial em música popular, que foi fechado pelo MEC, seguindo a orientação geral de fechamento dos cursos sequenciais de formação específica.

Em 2018 o departamento de música da UFPB aprovou a criação de um novo curso de bacharelado em música popular, onde a habilitação em guitarra elétrica estará presente. O mesmo está em vias de conclusão de seu processo de formalização.

O presente projeto também tem o objetivo de oferecer perspectivas de desenvolvimento de materiais para auxiliar o ensino do instrumento. Pretendemos desenvolver materiais abrangentes e consistentes, com alicerce em metodologias clássicas, mas com novas perspectivas metodológicas, que possam servir de referência para atividades da área da guitarra elétrica da UFPB, bem como para outros cursos superiores pelo Brasil, e também para o estudante da área da Guitarra Elétrica em geral.

Direcionamos os esforços no sentido de procurar enriquecer a área neste contexto formal de ensino, entendendo-se por formal uma “educação que pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente” (GOHN, 2006, apud GARCIA 2011, p. 20), “mas também legitimados pelos órgãos vigentes da educação, de modo que suas propostas educativas obedecem às leis educacionais gerais e específicas” (GARCIA, 2011, p. 21).

Hoje, podemos observar que a implantação de cursos superiores na área da música popular vem se tornando uma realidade, e, seguindo o raciocínio de Couto, “a inclusão da música popular como conteúdo nas aulas de música, dentro dos mais diferentes níveis, já é vista com maior naturalidade. No entanto, questões relativas à pedagogia do repertório merecem um olhar mais atento” (COUTO, 2009).

Este projeto surgiu de um desejo de atender uma grande demanda da área da Guitarra Elétrica, que é um instrumento que normalmente está associado à este segmento denominado de música popular, mas que o consideramos bem além destes limites classificatórios, nos sendo mais afim o termo Música Universal, que transcende as barreiras erudito e popular, ou qualquer outra. É para externar os trabalhos desenvolvidos nos cursos de guitarra elétrica da UFPB, que vimos desenvolvendo desde o ano de 2009 ações para fortalecer a área nesta universidade, período em que teve início a formação em guitarra elétrica a nível superior na UFPB.

Metodologia:

Neste projeto visa-se a exposição direcionada ao público externo de parte da produção desenvolvida nesta área através de eventos ministrados por alunos voluntários e professores de Guitarra Elétrica da UFPB. Estas exposições podem ser apresentadas em diversos formatos no evento de caráter anual denominado “Encontro do GEPAGE” que neste ano de 2020 ganhará sua sexta edição. Além deste evento de maior porte, outros pequenos eventos acontecem pontualmente durante o ano. Os formatos de oficinas, minicursos, palestras, workshops ou masterclasses entre outras possibilidades são ministrados pelos alunos cadastrados no projeto como voluntários e pelos professores Anderson Mariano e Leonardo Meira, responsáveis pela cadeira de Guitarra Elétrica na UFPB, além de outros convidados externos.

Também serão apresentados eventos artísticos (recitais) com o intuito de formação de plateia. As atividades também poderão ser ministradas por professores convidados da área da guitarra elétrica atuantes em outras IES, ou por músicos de reconhecida competência na área, reforçando que todos estes empreendimentos são organizados pelos alunos voluntários e pela coordenação do projeto.

As atividades para os alunos voluntários cadastrados no projeto são feitas em encontros previamente definidos com o intuito de se orientar práticas, bem como a condução das atividades que serão apresentadas por ele e a produção do material que vem ser apresentado para o público nos eventos abertos.

O encontro Anual do GEPAGE, que irá atualmente para a sexta edição deve acontecer no período de dois dias, abertos ao público geral e transmitido pela internet na página do you tube oficial do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU-UFPB).

Observando-se a significativa procura pelos cursos de música popular oferecidos pela UFPB, o projeto “Guitarra Elétrica da UFPB para a comunidade” nesta atual versão, se mantém na missão de atender a uma demanda evidente, bem como seguir gerando reflexões acerca da área da guitarra elétrica, que recentemente vem crescendo nas universidades brasileiras, estimulando uma melhor circulação de informações entre os estudantes, a partir de conhecimentos transmitidos nos cursos oferecidos pelos departamentos de música e educação musical da UFPB.

Na versão anterior do projeto, executada no ano de 2019 foi produzida uma série de vídeo-aulas, ainda em produção não profissional, mas que estão disponíveis na página do you tube do coordenador do projeto, o professor Anderson Mariano. Esta vídeo-aulas são uma produção protótipo para a realização de um outro objetivo fundamental do projeto neste ano de 2020, que é a produção de vídeo aulas e de minicursos de extensão em formato virtual.

O projeto GEPAGE (2012), raiz do atual projeto, se propôs desde o início de suas atividades a dar acesso ao público externo em eventos abertos a todos, mediante prévia matrícula, transmitindo informação através de atividades de extensão. Para dar suporte a estas atividades vem sendo feito diversos estudos e pesquisas na área, visando criar um material relevante, objetivo e consistente, estas pesquisas também dão suporte ao material didático que é produzido para os eventos. O novo projeto “Guitarra Elétrica: da UFPB para a comunidade” (2020) visa dar continuidade a esta iniciativa, de uma maneira melhorada, com estes anos de experiência adquirida com os projetos anteriores.

Resultados Esperados:

Visamos, com este projeto de extensão, chegar ao público externo à UFPB e também dar oportunidade aos alunos internos de mergulharem mais profundamente no universo da Guitarra Elétrica. A partir dos projetos anteriormente aprovados, foi possível produzir um material didático para a área da guitarra elétrica, material este que está em produção contínua e em uso na UFPB e, visando sua publicação, manteremos o desenvolvimento deste material até que esteja pronto para que possa ser finalizado.

Também são expectativas do projeto um diálogo constante com as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU-UFPB) e com o Grupo de Pesquisas em Performance, Ensino e Aprendizagem de Guitarra Elétrica (GPPEAGE-UFPB).

No encontro anual que está previsto no projeto e outros eventos de menor porte visamos proporcionar ao público externo acesso ao trabalho que vem sendo desenvolvido na UFPB, bem como aos estudantes de guitarra elétrica da UFPB a possibilidade de terem experiências práticas de atividades de performance, ensino-aprendizagem e pesquisa acadêmica. Outro resultado esperado é atender à grande demanda que procura por uma preparação para formação acadêmica vinculada ao aprendizado da Guitarra Elétrica.

Através da produção de vídeo-aulas a que estão sendo disponibilizadas na internet oferecemos ao público acesso a diversos conteúdos importantes. O projeto de extensão visa a produção de material didático e acadêmico abrangendo todos os fundamentos do ensino da guitarra elétrica, com o objetivo final de se produzir um material referencial.

Finalizando a exposição dos resultados que almejamos obter, esperamos que a continuidade desse trabalho ajude a colocar, cada vez mais, o nome da UFPB como uma referência importante no ensino de Música e, no caso específico de que trata esse projeto, de guitarra elétrica, no país e também a nível internacional.

Cronograma

Descrição das atividades desenvolvidas Período:

1. Produção de material didático para os cursos que serão oferecidos em plataformas digitais 01/04/2020 a 31/12/2020

2. Planejamento, orientação, coordenação e participação de demais ações do Projeto através de plataformas de web conferência 01/04/2020 a 31/12/2020

3. Produção de material didático em formato de vídeo aulas 01/04/2020 a 31/12/2020

4. Elaboração de textos para produção de artigos, relatórios parciais e final01/04/2020 a 31/12/2020

5. Participação de forma remota em eventos de extensão e científicos internos e externos 01/04/2020 a 31/12/2020

 

Referências:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa – 37ª edição atualizada pelo novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2009. BOLLOS, Liliana Harb. Considerações sobre música popular no ensino superior. Anais da ABEM, 2008.

BORDA, Rogério. Por uma proposta curricular de curso superior em guitarra elétrica, 2005. Orientador: José Nunes Fernandes. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

COUTO, Ana Carolina Nunes do. Música popular e aprendizagem: algumas considerações. Opus, Goiânia, v. 15, n. 2, dez. 2009, p. 89-104.

GARCIA, Marcos da Rosa. Ensino e aprendizagem de guitarra em espaços músico- educacionais diversos de João Pessoa. Orientador: Luis Ricardo Silva Queiroz. Dissertação (Mestrado em Música). João Pessoa, 2011.

GONH, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, aval. Pol. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn. A way ahead for music education. London: Institute of Education, 2001.

LEAVITT, William G. – A Modern Method For Guitar Vol. I. Boston: Berklee Press Publications, 1966.

LEAVITT, William G. – A Modern Method For Guitar Vol. II. Boston: Berklee Press Publications, 1968.

LEAVITT, William G. – A Modern Method For Guitar Vol. III. Boston: Berklee Press Publications, 1966.

MARIANO, Anderson de Sousa. “Diretrizes e perspectivas para o ensino superior de guitarra elétrica no Brasil”. Tese (Doutorado em música) - 2018. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB. 2018.

MARIANO, Anderson de Sousa. “A guitarra elétrica em Gruppen Für Drei Orchester de Kalrheinz Stockhausen”. Dissertação (Mestrado em música) - 2011. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB. 2018.

LIMA, Rodolfo Rangel de. Perspectivas de guitarristas de João Pessoa sobre competências para atuação no mercado de trabalho. 2014. 54f. Orientador: Luis Ricardo Silva Queiroz - Monografia (Licenciatura em Música) – Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.  

PACHECO, Fernando. Tradução intersemiótica no ensino superior de guitarra elétrica no Brasil. Anais... XIV Encontro Anual da ABEM. Belo Horizonte. Outubro. 2005.

VASCONCELOS, Marcus André Varela. Recursos Idiomáticos em Scordaturas na Criação do Repertório para Violão". Autor. Dissertação de mestrado. Orientador: Marcos Siqueira Cavalcante, Unicamp, 2003.