Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atividades do Curso de Sonorização e Gravação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa
conteúdo

Notícias

Atividades do Curso de Sonorização e Gravação na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

Sala de Concertos Radegundis Feitosa - 29/02/2024 e 07/03/2024
publicado: 10/03/2024 15h19, última modificação: 10/03/2024 20h02

Nos dias 29 de fevereiro e 07 de março aconteceram atividades do curso de extensão Sonorização, Gravação, Edição e Mixagem de Show ao vivo. As mesmas aconteceram através de uma Parceria entre o Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/CCTA/UFPB), o Laboratório de Educação Musical (LEM) e o Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI). Além desta parceria, o curso é uma iniciativa interdepartamental, onde estão envolvidos o Departamento de Música (DEMUS/UFPB), o Departamento de Mídia Digitais (DEMID/UFPB),o Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC/UFPB), o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR/UFPB), e o Núcleo de Ciência e Tecnologias Aplicadas (NCTA/UFPB).

No dia 29 de Fevereiro, os alunos inscritos no curso tiveram a oportunidade de reconhecer o ambiente de gravação, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa. Foram feitas experiências com o equipamento disponível nesta Sala e também com os equipamentos cedidos pelo do LGEMU e LEM, além da experiência prática de cabeamento e microfonação de bateria e piano. 

Também foram observadas as características acústicas do ambiente e refletido a respeito de possíveis soluções para as reverberações da sala, que não apresenta um tratamento acústico adequado, necessitando de atenção especial no momento da captação dos instrumentos para as gravações. 

No dia 07 de março foi feita uma prática de gravação com o grupo VotiSound, formado pelos músicos Pedro Francisco, Nina Graeff, Adrielly Oliveira, Ivo Limeira e Daniel Araújo. Foram gravadas três composições de membros da banda, em alguns takes para cada música. As músicas registradas neste dia foram: Feira de Tibiri, Rumbossa e Cinza.

A orientação técnica dos trabalhos de captação e gravação ficou sob responsabilidade de Zé Marcelo, técnico do CTDR especialista em tecnologias do áudio e participante da equipe organizadora do projeto, sob supervisão administrativa do Professor Anderson Mariano, coordenador do LGEMU e professor do DEMUS. Os estudantes inscritos nesta edição, que se matricularam nas três vagas oferecidas pelo curso são, Luna Daniel, Ícaro Ferreira e Giancarlos Santos.

Além das atividades na Sala de Concertos, estão previstos encontros para desenvolvimentos de outros estudos teóricos e práticos, bem como de aprendizagem a respeito do uso dos equipamentos e tecnologias. O material que está sendo registrado será posteiormente editado, mixado e masterizado como atividades práticas para os estudantes, com a supervisão dos participantes da equipe organizadora do curso, os professores André Sonoda (DEMID E NCTA) e Anderson Mariano (DEMUS), e os técnicos Zé Marcelo (CTDR), Zé Newton (NUDOC).

Este projeto tem se expandido e outros profissionais e estudantes da UFPB estão em processo de vinculação às atividades do curso.

2024.03.07_Sessão de gravação_002.jpeg

2024.03.07_Sessão de gravação_001.jpeg2024.03.07_Sessão de gravação_003.jpeg

2024.03.07_Sessão de gravação_004.jpeg