Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > International songwriting camp online
conteúdo

Notícias

International songwriting camp online

Em abril de 2022 o LGEMU promoveu, em parceria com a Universidade de Örebro (Suécia), um evento focado em atividades de produção musical com estudantes brasileiros e suecos.
publicado: 20/04/2022 18h27, última modificação: 20/04/2022 18h27

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, estudantes de música brasileiros, da UFPB, e suecos, da Universidade de Örebro,  tiveram a experiência de imersão de três dias em uma atividade de produção musical, onde vivenciaram na prática todas as etapas de produção musical, desde a composição, arranjo, gravação, edição, mixagem, masterização até o upload das músicas produzidas em uma plataforma de streaming.

Para a preparação dos estudantes ocorreram encontros professores no período que antecedeu o evento, para instruções a respeito dos softwares que foram utilizados, prática da língua inglesa, que foi a língua adotada durante todo o período de preparação e execução do evento, bem como, para instruções a respeito de todas as etapas de um processo de produção musical, as quais foram vivenciadas no evento. Os estudantes brasileiros foram acompanhados por um professor da UFPB (Anderson Mariano - coordenador do LGEMU) e os estudantes suecos por um professor da Örebro University (Jan Sparby - coordenador do curso de produção musical) em todos os processos, com o apoio do professor sueco Tim Johnsson, especialista neste tipo de atividade de parceria internacional.

Para este primeiro evento participaram cinco estudantes brasileiros e cinco estudantes suecos. Foram formados três grupos, e cada um dos grupos deu início à atividade de composição de uma canção. Após a composição, foi definida a instrumentação a ser usada, de acordo com as habilidades dos participantes, para que na sequencia fosse desenvolvido o arranjo. Com o arranjo estruturado a próxima etapa foi a gravação dos instrumentos acústicos e virtuais. Finalizada a etapa de gravação teve início a edição dos áudios gravados para posterior mixagem e masterização. Após a master final estar pronta, foi feito upload do resultado musical em uma plataforma de Streaming.

Esta atividade aprofundou a interação entre as universidades parceiras através de uma prática completa de produção musical, gerando um resultado musical concreto através da finalização de canções gravadas e compostas pelos estudantes músicos de ambas universidades, promovendo assim uma valiosa interação cultural entre as musicalidades brasileiras e suecas.