Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 13/10/2022 15h13
O lugar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos na Universidade Federal da Paraíba

ncdh-logo-01.pngO Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, criado pela Resolução Nº28/2006, do Conselho superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFPB, e inaugurado no dia 06 de julho de 2007, é fruto de um longo acúmulo de experiências.

Surge com o propósito de contribuir para o fortalecimento da atuação nas áreas de pesquisa, ensino e extensão da UFPB em Direitos Humanos, sendo aberto a participação de docentes e discentes de outras IES e de membros de entidades e movimentos sociais de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

O NCDH é um espaço de diálogo interdisciplinar que se orienta pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; pela relevância acadêmica e social do tema dos direitos humanos; pelo respeito à pluralidade de opiniões; e, pelo debate livre e crítico entre os seu membros.

Embora vinculado institucionalmente ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, dele participam também docentes, servidores técnicos e discentes de outros Centros da UFPB. Mantém convênios com Universidades e instituições afins nacionais e internacionais.

Possui uma sede própria, com espaços para coordenação, secretaria, projetos, biblioteca, além de salas de reunião e aula.

Pela afinidade e parcerias consolidadas, funcionam na sede do NCDH o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH, criado em 2012 pela CAPES, e a Comissão de Direitos Humanos - CDH da UFPB, órgão vinculado à Reitoria, criado em 1989.

A conjuntura que se apresenta é de total ataque aos Direitos Humanos em toda sua extensão, dos direitos básicos inegáveis como a vida e a liberdade, até os direitos chamados de segunda geração como a cultura e dentro dela a Educação e a liberdade de expressão. São muitas as lutas, muitas as frentes de batalha. Este Núcleo, em seus 15 anos de andarilhagem, tem se constituído, historicamente, não apenas como defensor dos Direitos Humanos, mas como um espaço sócio-pedagógico de partilha de saberes e ensaio de alternativas e instrumentalização para a aquisição e garantia destes direitos. Nele, diversos educadores e educadoras tecem processos de aprendizagem engajados na luta comprometida com a vida, com a pesquisa solidária e com uma Educação em Direitos Humanos em sua missão de anunciar e denunciar.

Partimos de uma concepção de sociedade onde a divisão de classes sociais gera dominação e separação entre as pessoas a partir da distribuição injusta das riquezas produzidas na sociedade capitalista, onde há desequilibrada distribuição de rendas. Nos propomos a apoiar as parcerias existentes e consolidar outras, dialogar com espaços locais, nacionais e internacionais sobre as alternativas possíveis para a transformação social, transformação esta que priorize os Direitos Humanos, a cultura de paz e a solidariedade entre os povos.