Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aula Inaugural PPGS - UFPB 2022 com Leila Dawney - Universidade de Exeter, Inglaterra

Conferência: "Representação da micropolítica do abandono: contribuições a uma agenda de pesquisa sobre o Antropoceno brasileiro"

Dia 14 de abril às 14h pelo Canal do Youtube do PPGS-UFPB
publicado: 06/04/2022 14h00, última modificação: 12/04/2022 17h42

aula inaugural do PPGS - UFPB será no dia 14 de abril às 14h com a Profª Drª Leila Dawney da Universidade de Exeter, Inglaterra.

O título da Conferência será "Representação da micropolítica do abandono: contribuições a uma agenda de pesquisa sobre o Antropoceno brasileiro".

A transmissão será feita pelo Canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB ou acesse esse link

Em sua organização a atividade conta com a participação do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (NPDS), do Grupo de Estudos em EstéticaTécnica e Sociedade (GETS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI).

Segue abaixo o resumo e os dados da Conferencista:

Resumo: Com base em uma etnografia visual realizada em meados da década passada em Visaginas (na Lituânia), uma antiga cidade nuclear planejada do período soviético, a conferência aborda formas de representar lugares em declínio, particularmente a predominância de um olhar sobre as ruínas. Em meio à crise de projetos modernistas de infraestrutura, a conferência enfoca o problema relativo a como produzir representações etnográficas e visuais que reconheçam, mas que ultrapassem, a dialética entre progresso e ruína. A resposta a esta questão é buscada a partir de um diálogo com críticas pós-coloniais que concebem ruínas como espaços vivos, que não se subsumem ao olhar melancólico de artistas e autores modernistas. A noção de Antropoceno fornece elementos importantes para o entendimento destas questões, além de propiciar uma possível linha de discussão acerca da dialética entre progresso e ruína em outros contextos pós-coloniais, como o brasileiro.

Conferencista:

Leila Dawney é uma geógrafa cultural e teórica do poder, do afeto e da corporificação. Sua pesquisa se ocupa de formas da experiência e da subjetividade que são produzidas em e através de espaços do capitalismo tardio. Sua discussão recente sobre ruínas do Antropoceno inspirou a elaboração de um projeto de colaboração internacional em andamento que ela está desenvolvendo em parceria com pesquisadores da UFPB e de universidades paulistas e artistas visuais da Paraíba e de São Paulo. Ela é Senior Lecturer em Geografia Humana na Universidade de Exeter, Inglaterra.