Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mais um lançamento de "Além do barro: heranças de Vitalino no Alto do Moura do século XXI" do Profº Márcio Sá

publicado: 04/07/2023 16h51, última modificação: 18/07/2023 20h27

O lançamento acontece no dia 20 de julho (quinta) às 10h no Auditório Mestre Vitalino (CAA/UFPE).

“Além do barro: heranças de Vitalino no Alto do Moura do século XXI", livro sobre as tensões contemporâneas vividas na comunidade artesã do Alto do Moura, é fruto de pesquisas de quase cinco anos lideradas pelo Prof. Marcio Sá (PPGS/UFPB), com participação das professoras Denise Souza (PPGIC/UFPE), Myrna Lorêto (UFPE) e Jessica Sousa (IFRN) e estudantes integrantes do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA/CAA/UFPE) @geia_agreste.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O livro analisa os tensionamentos que passaram a marcar a trajetória coletiva do Alto do Moura, em Caruaru, e a afetar uma condição artesã, a partir da constatação de dilemas: deve-se investir no trabalho autoral distintivo, na reprodução das peças consagradas por Mestre Vitalino, ou produzir peças em série com maior volume e constância de vendas? Ou, ainda, deve-se trocar o artesanato por uma atividade ou negócio de outra natureza?

O trabalho de campo se deu entre 2017 e 2019 e teve início no âmbito do projeto “A gente e o negócio do barro: dilemas e perspectivas para a comunidade artesã do Alto do Moura no século XXI” desenvolvido entre 2016 e 2019 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As análises, organização e redação final do livro se deram entre 2020 e 2021, já no Departamento de Ciências Sociais (DCS) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As partes procuram apresentar e analisar: as tensões emergentes na comunidade neste século (parte 1); as recorrências, variações e os desafios que artesãs e artesãos enfrentam para seguir na atividade e levar adiante um negócio periférico (parte 2); e aspectos da condição de ter e trabalhar num negócio próprio e do desengajamento nas novas gerações (parte 3).

Fruto de (e se insere numa) trajetória que envolve dois outros anteriores, Feirantes: quem são e como administram seus negócios (Editora UFPE, 3ª edição) e Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste (Editora Massangana-Fundaj), em termos mais amplos, este livro é uma contribuição ao entendimento de dimensões da história social contemporânea agrestina, em particular sobre a relação entre parte de sua gente, suas tensões, seus negócios e seu trabalho.

Colaboradoras: Denise Souza, Jessica Sousa, Myrna Lorêto, Bárbara Leal, Maria Raiza Ferreira, Shirley Kevilen e Tatiane Florêncio.

Vendas após o lançamento: https://editora.cepe.com.br/

Maiores informações: marciodesa@gmail.com