Campus Sustentável

Nesta quarta-feira (12/09) às 14:00 hrs no Auditório Sergio Bernades, acontecerá uma palestra sobre o Campus Sustentável.

o Projeto Campus Sustentável

Uma parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia com investimento de R$15 milhões, no âmbito dos programas de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O projeto tem como objetivo estabelecer um modelo de gestão e eficiência energética no campus de Barão Geraldo, que possa ser replicado em outras instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina.

O projeto “Campus Sustentável” é composto por oito subprojetos integrados. Cada um dos subprojetos tratará de um aspecto crítico para que a Unicamp consiga economizar com energia elétrica e atingir metas de eficiência energética em suas instalações. Cada subprojeto é coordenado por um professor da Unicamp, conforme abaixo, com a coordenação geral do Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva da FEEC:

COS – Minicentro de operações – Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva – FEEC;

PV – Minigeração fotovoltaica – Prof. Dr. Marcelo Gradella Villalva – FEEC;

MOBE – ônibus elétrico – Prof. Dr. Madson Cortes – FEEC;

EFEM – Eficiência energética na FEM – Prof. Dr. José Tomaz Pereira – FEM/NIPE;

GenIOT – Gestão energética baseada em IoT – Prof. Dr. José Brittes – FCA;

Etiquetagem de edifícios na Unicamp – Profa. Dra. Lucila Labak – FEC;

Contratação de Energia na Unicamp – Prof. Dr. Moacyr Andrade – Prefeitura Universitária;

CAPE – capacitação de recursos humanos em eficiência energética – Prof. Dr. Daniel Dotta – FEEC.

Também contamos com várias bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado no projeto, gerando a oportunidade de participação de alunos nos projetos de pesquisa e de eficiência energética.