XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Poder, Memória e Resistência: os 50 anos do golpe de 1964

agosto 25, 2014 – agosto 29, 2014

Desde a década de 1980, a Associação Nacional de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB) realiza encontros estaduais de História em periodicidade bianual, nos quais se reúnem profissionais de História e estudantes de graduação e pós-graduação do estado. Em decorrência dos 50 anos do golpe de 1964, o tema geral de discussão do XVI Encontro Estadual de História – ANPUH-PB versou sobre as articulações entre poder, memória e resistências à ditadura de mais de duas décadas inaugurada naquele momento. Assim, almejou-se que o evento proporcionasse um espaço de debates sobre como os historiadores, professores, estudantes de graduação, pós-graduação e também da Educação Básica têm enfrentado esta latente temática nos projetos de pesquisa e nas escolas.

Por outro lado, além deste tema geral, este encontro também procurou reunir os profissionais da área para viabilizar interações sobre questões relacionadas à pesquisa histórica e sobre as experiências do ensino de História nas escolas e em outros espaços de atuação dos historiadores na Paraíba.

Como um dos resultados deste trabalho coletivo de uma proveitosa semana de trocas e reflexões, a ANPUH-PB faz publicar aqui os textos integrais de comunicações apresentadas em Simpósios Temáticos, integrantes da programação geral, que contou também com conferências, mesas redondas e oficinas. Como se poderá verificar a seguir, os trabalhos debatidos durante a semana de 25 a 29 de agosto de 2014 no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, demonstram a pluralidade de temas e a diversidade teórica e de práticas docentes desenvolvidas pelos profissionais de História na Paraíba.

Para ANPUH-PB, seus encontros estaduais são uma oportunidade de construção de diálogo, de aproximação de ideias, de desenvolvimento de estratégias de ensino e de estímulo para a consolidação da prática docente e do exercício profissional do historiador para além da sala de aula. É também momento de apresentação e reflexão sobre a função social e educativa dos professores de história, cujo exercício está, também, na base de uma consciência social ampliada e de compromisso com a sociedade paraibana, discutindo, analisando ou construindo bases sólidas de interpretação e preservação da memória histórica em nosso estado, a fim de se construir e moldar, qualitativamente, uma história que seja movida pelo exercício consciente e não alienado de cidadania.

Informações sobre a Conferência