ST-1) AS CIDADES E OS USOS DO PASSADO: DIÁLOGOS COM A MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS
| A CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL DE CIDADE: ELPÍDIO DE ALMEIDA E “HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE” | |
| Regina Paula Silva da Silveira |
| MEMÓRIAS E INSTITUÇÃO - RELATOS SOBRE A ESCOLA POLITÉCNICA DE CAMPINA GRANDE | |
| José Valmi O. Torres, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
| MEMÓRIAS SOBRE A EDUCAÇÃO CAMPINENSE: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA ORAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE NAS DÉCADAS DE 1950-60 | |
| Nita Keoma Lustosa de Sousa |
| O BAIRRO DE JAGUARIBE NA MEMÓRIA DE SEUS MORADORES IDOSOS DURANTE A DITADURA MILITAR | |
| Juliana Barros de Oliveira |
| O ESPAÇO TEATRAL COMO LUGAR DE MILITÂNCIA DURANTE A DITADURA MILITAR | |
| Lays Honorio Teixeira, José Benjamim Montenegro |
| RECOMPONDO MEMÓRIA E TECENDO HISTÓRIA: REVISITANDO A HISTÓRIA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB A INVENÇÃO DO IMAGINÁRIO GUARABIRENSE ACERCA DO APARECIMENTO DE OVNIs (1990 – 2000) | |
| Sandeilson Beserra Nunes, João Batista Gonçalves Bueno |
| SERTÃO, CIDADE E TRADIÇÃO: CARTOGRAFIAS URBANAS NA POESIA DE ANTÔNIO HENRQUES NETO | |
| Paulo de Oliveira Nascimento |
| UMA PRINCESA QUE NÃO RECONHECIA SUAS PROSTITUTAS: IMAGENS, DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA PROSTITUIÇÃO NA CIDADE DE CARUARU- PE, NAS DÉCADAS DE 60 E 70 | |
| Yago Felipe Campelo de Lima |
| VIVÊNCIAS LEMBRADAS: MEMÓRIAS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES (N)DOS ESPAÇOS E NOS MODOS DE VIVER NA CIDADE DE AROEIRAS – PB (1970-1990) | |
| Aparecida Barbosa da Silva |
ST-2) EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ESPAÇOS DE MEMÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
| MEMÓRIA POLÍTICA E POLÍTICA DE MEMÓRIA: A DITADURA MILITAR ENQUANTO UMA PRÁTICA CULTURAL DE RESISTÊNCIA | |
| Marcilene Silva Ambrosio Benício |
ST-3) SOCIEDADE, ECONOMIA E POLÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O CASO DO BRASIL NO PERÍODO (1950-2010)
| AJUSTE RECESSIVO, “MILAGRE ECONÔMICO” E CRISE DOS ANOS SETENTA: O FIM DE UM CICLO DE ACUMULAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA | |
| Camila Nadedja T. Barbosa, Glaudionor Gomes Barbosa |
| CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NA PARAÍBA: PONDERAÇÕES PARA TANGENCIAR O DEBATE | |
| Josineide da Silva Bezerra |
| CRISES E INFLAÇÃO NAS DÉCADAS DE SETENTA E OITENTA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA ECONÔMICA BRASILEIRA UTILIZANDO FONTES LITERÁRIAS | |
| Samara Glícia Alves de Souza Oliveira, Kétura de Souza Lins, Alynne Sylvana da Rocha Alves de Freitas, Glaudionor Gomes Barbosa |
| DA CRISE INTERNACIONAL DE 1981-1983 AO NEOLIBERALISMO TARDIO: O CASO DO BRASIL NA DÉCADA DE OITENTA DO SÉCULO XX | |
| Glaudionor Gomes Barbosa, Manuela Celestino da Silva |
| UMA DÉCADA MAIS QUE PERDIDA: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL NOS ANOS NOVENTA DO SÉCULO XX | |
| Kétura S. Lins, Camila Nadedja T. Barbosa, Glaudionor Gomes Barbosa |
ST-4) A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCRITA E NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
| A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | |
| Waldeci Ferreira Chagas, Damião Cavalcante do Nascimento |
| BAÍA DA TRAIÇÃO: PARENTES POTIGUARA EM LADOS OPOSTOS NA GUERRA LUSO-HOLANDESA (1625 – 1654) | |
| Jean Paul Gouveia Meira |
| COLÔNIA SÃO PEDRO DO PINDARÉ-MA (1845-1881) | |
| Karilene Costa Fonseca, Juciene Ricarte Apolinário |
| CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA | |
| Ana Regina Silva Medeiros, Stephanie Cinthia Pereira da Silva |
| LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA | |
| Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo |
| O ÍNDIO DO 19 DE ABRIL: DO FOLCLORE A CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO A PARTI DE UMA EDUCAÇÃO DEFASADA | |
| Talles Bruno Patriota |
| O SINGULAR E O PLURAL NO INDIGENISMO: A ETNOGÊNESE COMO CHAVE DE DESCONSTRUÇÃO DO ÍNDIO CRISTALIZADO | |
| Daniel Santana Leite da Silva |
| UMA BREVE ANÁLISE DO “LUGAR” DA PRÉ-HISTÓRIA E DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
| Cláudia Cristina do Lago Borges, Maria Cláudia de Almeida Rocha, Eliakin Ramos Moura da Silva |
ST-5) HISTÓRIA E IMPRENSA: A CULTURA E A POLITICA NO BRASIL DO SÉCULO XX
| A CONSTRUÇÃO DO HERÓI JOAO PESSOA NA LITERATURA DE CORDEL | |
| Thiago Acácio Raposo |
| A MULHER NAS PÁGINAS DA MODERNIDADE: A REVISTA “O CRUZEIRO” E A PRODUÇÃO DA “MULHER MODERNA” | |
| Andrea Cristina Marques |
| A PALAVRA IMPRESSA: UMA HISTÓRIA DOS JORNAIS, REVISTAS E OUTROS SUPORTES IMPRESSOS DE CAMPINA GRANDE (1913-1953) | |
| Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio |
| IMPRENSA E MOVIMENTO ESTUDANTIL: A ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE NA CONJUNTURA ANTERIOR AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 | |
| Ajanayr Michelly Sobral Santana, Iranilson Buriti |
| “MULHER MAGISTRADO” UMA ANÁLISE HISTÓRICA E DE GÊNERO (A UNIÃO, 1957) | |
| Sabrina R. Bezerra |
| NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DA BORBOREMA: CAMPINA GRANDE COMEMORA O SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | |
| Roberta Gerciane Viana de Araújo, Luciano Mendonça de Lima |
ST-6) HISTÓRIA AGRÁRIA: DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL
| A ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE: AS POLÍTICAS DE ACESSO INSTITUCIONAL E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE RURAL PARAIBANA | |
| Luiz Mário Dantas Burity, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro |
| APOSSAMENTO E APROPRIAÇÃO DA TERRA E CONSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO: ALGUMAS RELAÇÕES E CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. – VERSÃO PRELIMINAR | |
| Ângelo Emílio da Silva Pessoa |
| ECONOMIA AÇUCAREIRA E A SUA MODERNIZAÇÃO NA OBRA USINA DE JOSÉ LINS DO REGO | |
| Leonora Cavalcante de Lima, José Benjamin Montenegro |
| LEI DE TERRA DE 1850: LEGISLAÇÃO E HISTORIOGRAFIA | |
| Ellen Cristine Alves Silva Canuto |
| A LEI DE TERRAS DE 1850: UM ESTUDO DE CASO NOS MUNICÍPIOS DE BOQUEIRÃO E CABACEIRAS | |
| Lucileide Procópio de Arruda |
| OS HOMENS LIVRES POBRES E A APLICAÇÃO DA LEI DE TERRAS NA PARAIBA OITOCENTISTA | |
| Leandro Neves Diniz |
ST-7) VEREDAS HISTORIOGRÁFICAS: NOVAS LINGUAGENS PARA PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA
| A ESTÉTICA COMO CONTEÚDO HISTÓRICO: A TERRA E O HOMEM EM O PAÍS DE SÃO SARUÊ | |
| André Fonseca Feitosa |
| AMPLIFICANDO PENSAMENTOS: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA, MÚSICA E O GRUPO JAGUARIBE CARNE | |
| Diogo José Freitas do Egypto |
| AS VOZES DOS OUTROS NO ESPAÇO DE UM TEXTO: OLHARES SOBRE A CONCEPÇÃO DE ORALIDADE EM CÂMARA CASCUDO | |
| Raquel Silva Maciel |
| CONSTRUINDO UM ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS NOVAS LINGUAGENS: HISTÓRIA EM QUADRINHOS | |
| Maria do Socorro Pereira, Roberta Araujo Melo |
| MULHER E ICONOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA | |
| Wellerson Almeida de Sousa |
| NAS TESSITURAS DO SABER: “NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MOLDADOS NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS” | |
| Petronila Beatriz Lopes Guedes |
| O DOCUMENTÁRIO HÉRCULES 56 NA HISTÓRIA: REFLEXÕES ENTRE O DOCUMENTÁRIO, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA | |
| Delano Marcus Coutinho Gondim Junior |
| RÊ BORDOSA E AS DIMENSÕES DO FEMININO NOS QUADRINHOS UDIGRUDI | |
| Keliene Christina da Silva |
| UM ESTUDO SOBRE O CAPITÃO AMÉRICA E SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
| Filipe Viana da Silva |
| UMA HISTÓRIA (IN)CONSCIENTE: HISTORICIDADES NAS CRÔNICAS DATADAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO | |
| Thuca Kércia Morais de Lima |
ST-9) HISTÓRIA POLÍTICA
| “A GENTE QUER TER VOZ ATIVA”: UM FESTIVAL EM TEMPOS DE DITADURA (1967) | |
| Felipe Andrade de Lyra |
| “CASSAR E CAÇAR”: O GOLPE CIVIL-MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964) | |
| Joabe Barbosa Aguiar |
| A BIOGRAFIA RENOVADA ENQUANTO MÉTODO VIÁVEL DE ESTUDO | |
| Pedro Fernandes Russo |
| A CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENCIA DO ESTADO DA PARAÍBA DE 1912: O JOGO DO PODER E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO SIMBÓLICA | |
| Giulianne Chrishina Barros dos Anjos |
| A DITADURA MILITAR NAS MEMÓRIAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA | |
| Rosilene Dias Montenegro, Fábio Ronaldo da Silva, José Valmi Oliveira Torres |
| A FABRICAÇÃO DO MITO POLÍTICO DE RONALDO CUNHA LIMA | |
| Maria Auberlane do Nascimento Lima |
| A IGREJA CATÓLICA NA PARAÍBA REPUBLICANA: ROMANIZAÇÃO E “MALES” A SEREM COMBATIDOS | |
| Faustino Teatino Cavalcante Neto |
| A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA DE AGRESTINA-PE (2000-2008) | |
| Fagna Soares |
| A POLÍTICA PARAIBANA NOS ANOS 1930: JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA E A FORMAÇÃO DO AMERICISMO (1930 – 1934) | |
| Bárbara Bezerra Siqueira Silva |
| CASSAÇÕES DE MANDATOS PARLAMENTARES NO ESTADO DA PARAÍBA APÓS O ATO INSTITUCIONAL Nº 5 (AI-5) | |
| Paulo Giovani Antonino Nunes |
| HISTÓRIA POLÍTICA E FEMINISMO: UMA ANALISE HISTÓRICA DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA NO CARIRI PARAIBANO | |
| Aristófanes Alexandre da Silva |
| PARA ALÉM DO “SIM, SENHOR”: A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) E A DITADURA MILITAR NA PARAÍBA (1965-1979) | |
| Dmitri da Silva Bichara Sobreira |
| PODER E FAMÍLIA EM CARUARU: UMA BREVE ANÁLISE DA HEGEMONIA POLÍTICA DAS FAMÍLIAS QUEIROZ, LIRA E RODRIGUES LACERDA | |
| Jefferson Abraão do Nascimento Silva |
| PODER, PERMANÊNCIA E LEGITIMIDADE POLÍTICA: UM DIÁLOGO DAS CONTRIBUIÇÕES DE PETER BURKE E MARC BLOCH | |
| Fabricia Evellyn Araújo Medeiros, Amelia Neta Diniz de Oliveira, José Adilson Filho |
| PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NA CIDADE DE NOVA PALMEIRA ENTRE 1985 a 1995 | |
| Priscila Mayara Santos Dantas |
| TEMPOS INTRANQUILOS, SONHOS FÉRTEIS: MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UFPB DE 1976 A 1979 | |
| Talita Hanna Cabral Nascimento |
| VOLTANDO A CENA: A MAÇONARIA PERNAMBUCANA E O FIM DO ESTADO NOVO | |
| Augusto César Acioly Paz Silva |
ST-10) EPISTEMOLOGIA, HISTORIOGRAFIA & LINGUAGENS
| A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E SOCIAL NO MARXISMO | |
| Trícia Nunes Patrício de Araújo Lima |
| DEMOCRACIA E AUTORITARISMO NO BRASIL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO? | |
| Weslley Rangel Brasileiro dos Santos |
| FUTURO E PRESENTE: TEMPO E ESPAÇO NA ESCRITA DE MANOEL DANTAS | |
| José Marcus Guedes de Araújo, Joel Carlos de Souza Andrade |
| HISTÓRIA DA ÁFRICA E ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS: LEITURAS COMPARATIVAS E EPISTEMOLÓGICAS | |
| Elio Chaves Flores |
| HISTÓRIA E NARRATIVA HISTÓRICA: ENTRE O VIVIDO E A REPRESENTAÇÃO | |
| Iordan Queiroz Gomes |
| HISTORIOGRAFIA PARAIBANA: OLHARES SOBRE A SECA | |
| Josinaldo Gomes da Silva |
| ÍCONE DA (I)MORALIDADE: CENSURA POLÍTICA E MORAL NAS OBRAS DE CASSANDRA RIOS | |
| Isabela Silva Nóbrega |
| MODA, HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU E GILLES LIPOVÉTSKY | |
| Ewennye Rhoze Augusto Lima |
| UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA: DOS CAMPOS DE ALAGOA NOVA PARA OS CAMPOS DE BATALHA DE UMA GUERRA QUE SE FOI | |
| Luiz Carlos dos Santos |
ST-11) ENSINO DE HISTÓRIA: INTERFACES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
| ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR NO CURRÍCULO E NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO COM A TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU E CHANTAL MOUFFE | |
| Manoel Pereira de Macedo Neto |
| DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: RUPTURAS E DESCONTINUIDADES | |
| Maria José Bezerra dos Santos |
| ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS NO CFP/UFCG | |
| Yonnara Marcelia Dias Alves, Maria Lucinete Fortunato |
| O ENSINO DE HISTÓRIA E A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: APROXIMAÇÕES | |
| Isaac Cardoso Santos |
| O SISTEMA EDUCACIONAL E AS FALHAS NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |
| Benvinda Josmicleime Gonçalves da Silva, Auricelia Auricelia Lopes Pereira |
| TECENDO EXPERIÊNCIAS: UMA DESCRIÇÃO DAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO | |
| Ramsés Nunes e Silva, Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva |
| UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL | |
| Márcia de Albuquerque Alves, Vilma de Lurdes Barbosa e Melo |
ST-12) HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: PESQUISANDO EM ESCALA E ENSINANDO CONEXÕES.
| A CONTRIBUIÇÃO DE MARIANO DOMINGUES DA SILVA PARA O CONHECIMENTO DA PALEONTOLOGIA DO CARIRI | |
| Paula Correia Nuvens, Maria Helena Hessel, Samila Barbosa Lisboa |
| DA GRAMÁTICA TRANSGRESSORA: MEMÓRIAS DE REZADORES E REZADEIRAS DO CARIRI PARAIBANO (1940 – 1970) | |
| Felipe Aires Ramos |
| EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: INCENTIVO PARA O (RE) CONHECIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO | |
| Giovanna de Aquino Fonseca Araújo |
| ESCOTISMO OU MILITARISMO? REPRESENTAÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA ESCOTEIRA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE | |
| Andressa Barbosa de Farias Leandro |
| HISTÓRIA LOCAL E MEMÓRIAS: DISPUTAS PELA PRODUÇÃO DA MEMÓRIA LOCAL | |
| Antonio Fernando Cordeiro Guedes Junior |
| UMA CRÔNICA DO DESAMPARO: O PAPEL DA “CASA DO MENINO” FRENTE AO PROBLEMA DOS MENORES EM CAMPINA GRANDE | |
| José dos Santos Costa Júnior |
ST-13) CULTURAS, IDENTIDADES E RELIGIOSIDADES AFROBRASILEIRA, INDIGENA E CIGANA
| A CULTURA NEGRA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB | |
| Ailanti de Melo Costa Lima |
| ACERVO DIGITAL: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA | |
| Thiago Brandão da Silva, Elio Chaves Flores |
| CAPOEIRA EM ALAGOAS: DISCUSSÃO SOBRE O PIONEIRISMO NO ESTADO | |
| Maria Sandra da Silva, Clara Fernandes |
| CULTOS RELIGIOSOS E DIVERTIMENTOS DE AFRO-DESCENDENTES NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1890 – 1930) | |
| Joelma Maria Bento de Araujo, Jose Pereira de Sousa Junior |
| ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS NEGROS: UM ENFOQUE A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA | |
| Pollyanna Braga Barbosa Pascoal |
| IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NEGRO | |
| José Luiz Xavier Filho |
| LEGADOS CULTURAIS DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL: FESTAS, DANÇAS E RELIGIÃO | |
| Jose Pereira de Sousa Junior |
| MAPEAMENTO DA POPULAÇÃO CIGANA EM JUAZEIRINHO - PB | |
| José Aclecio Dantas |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL FIRMO SANTINO DA SILVA – ALAGOA GRANDE/PARAÍBA | |
| Cilene de Sousa Agostinho, Waldeci Ferreira Chagas |
| OS CIGANOS E A EXCLUSÃO SOCIAL | |
| Inalva Bezerra Nery, Uelba Alexandre Nascimento |
| POR UM OLHAR GASTRONÔMICO NA ESCRITA DA HISTÓRIA: (RE) SIGNIFICAÇÕES ALIMENTARES NA COLONIZAÇÃO PARAIBANA | |
| Michelle Santino Fialho, José do Egito Pereira |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES (AS) E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA GERALDO COSTA | |
| Maria de Fátima de Sales Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA ANNA ELISA SOBREIRA | |
| Leonardo Sousa da Silva |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICOR-RACIAIS NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA CANDIDO RÉGIS DE BRITO – ALAGOA GRANDE-PB | |
| Luís Carlos Oliveira Silva, Waldeci Ferreira Chagas |
ST-14) FONTES IMPRESSAS E HISTÓRIA: A HISTÓRIA NARRADA EM LETRAS DE FORMA
| A “BOA IMPRENSA” NO ANO DE 1918 PELO ARCEBISPO DA PARAÍBA DOM ADAUCTO | |
| Bruna Cristina Lima Nascimento, Fabiano Santos Ferreira, José Pereira de Sousa Junior |
| A BUSCA DO BELO PELA MULHER PARAIBANA: A BELEZA VISTA PELOS OLHARE DOS ANUNCIOS DE BELEZA DA “REVISTA ERA NOVA” DOS ANOS (1921-1923) | |
| Iranilson Buriti de Oliveira, Stephanie Dianny Pereira de Araújo |
| DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO JORNAIS NO E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | |
| Daviana Granjeiro da Silva |
| EDUCAÇÃO E TRABALHOS FEMININOS: IMPRESSÕES DA DÉCADA DE 1920 | |
| Alzira de Cássia da Silva Rodrigues |
| OS MANUAIS DE CONDUTA NAS DÉCADAS DE 50 E 60: ENTRE RECATADAS E TRANSGRESSORAS | |
| Thalita Mariana Moura Ribeiro |
ST-16) INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: 50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964
| CACOS DE PASSADO E DE MEMÓRIA: A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) E ENSINO DE HISTÓRIA | |
| Silvano Fidelis de Lira, João Batista Gonçalves Bueno |
| EDUCANDO O CIDADÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA:O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO PERÍODO MILITAR | |
| Rafael Nóbrega Araújo, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
| ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA | |
| Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
| ESCOLA POLITÉCNICA DA PARAÍBA E A DITADURA MILITAR: MEMÓRIAS E RESSIGNIFAÇÕES DO PASSADO | |
| Rafael Porto Ribeiro, Fábio Ronaldo da Silva, Rosilene Dias Montenegro |
| MEMÓRIA E MUSICA: UMA FORMA DE RESISTÊNCIA CONTRA A MORDAÇA DA DITADURA | |
| Geilza da Silva Santos, Ana Carolina de Araújo Marinho, Gilbergues Santos Soares |
| NÂO SÓ DE AULA VIVE O ESTUDANTE: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NA SOCIEDADE CAMPINENSE DA DÉCADA DE 60 | |
| Rosicleide Henrique da Silva |
| ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOIS PROFESSORES DE HISTÓRIA (CAICÓ-RN) | |
| Ana Carla de M. Trindade |
| O ENSINO DE HISTÓRIA E A CONEXÃO COM A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA (OSPB) | |
| Amannda Dativa de Melo Silva, Rosangela Laurentino Brito, José Tancredo Lobo |
| “PAI; AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE”: ANALISE SOBRE A MÚSICA ENQUANTO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR BRASILEIRO E SUA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA. | |
| Amanda Mayana Maria Castro Querino |
| PERSPECTIVAS E EXTERIORIDADES DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA ATUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS DE ENSINO NAS ESCOLAS | |
| Emanuella Bezerra de Oliveira Araujo, João Batista Gonçalves Bueno |
| POR UMA ESTAGNAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DAS MASSAS | |
| Alex Pereira da Silva |
| REPRESSÃO E VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DE MULHERES NA PARAÍBA DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR | |
| José Nikácio Júnior Lopes Vieira |
| SOB UM JOGO DE LUZ E SOMBRA: O ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GASTÃO GUIMARÃES DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA | |
| Dulcinea Cerqueira Coutinho Barros |
| UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE ESTUDOS SOCIAIS | |
| Arthur Rodrigues de Lima, Auricélia Lopes Pereira |
ST-17) MUNDOS DO TRABALHO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESISTÊNCIAS DOS TRABALHADORES
| A CRÔNICA DE UM DIA COM MUITAS HISTÓRIAS: ARTISTAS, OPERÁRIOS MECÂNICOS E LIBERAIS COMEMORANDO O PRIMEIRO DE MAIO NA PARAÍBA, NOS ANOS DE 1913 A 1920 | |
| Márcio Tiago Aprígio de Figueirêdo |
| ARQUIVOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM DE FONTES SOBRE OS TRABALHADORES DO BREJO PARAIBANO | |
| Lidineide Vieira, Raquel Rocha |
| CONDIÇÕES DE TRABALHO, EXPROPRIAÇÃO E RESISTÊNCIA NA PARAÍBA: A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ | |
| Juliana Ferreira Alves, Jocekelly Henrique Carvalho |
| DOS CONTRAUSOS ÀS EXPRESSÕES DO TRABALHO DE RUA: UMA LEITURA DAS PRÁTICAS DOS AMBULANTES EM CAMPINA GRANDE (PB) | |
| Maria Jackeline Feitosa Carvalho, Patrícia Daniely Marques Cavalcante |
| ORGANIZAÇÃO CAMPONESA NA DÉCADA DE 1950: A INFLUÊNCIA PETEBISTA NA FUNDAÇÃO DO SINDICATO RURAL DE BARREIROS-PE | |
| Thayana de Oliveira Santos |
| POR MÃOS FEMININAS: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
| Francisca Pereira Araújo |
| UM SINDICATO NO OLHO DO FURACÃO: A DISPUTA PELO CONTROLE DO SINDICATO DE BARREIROS EM MEIO ÀS TENSÕES NO PRÉ-GOLPE (1963-1964) | |
| Izabel Helena Acioli Siqueira dos Santos |
ST-18) SOCIEDADE E CULTURA NAS PROVÍNCIAS DO NORTE: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA SOBRE O OITOCENTOS
| A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO NORTE DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI | |
| Diana da Silva Araujo |
| A NOSSA CIVILIZAÇÃO É UM EDIFÍCIO ERGUIDO NA AREIA: DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA CIDADE DA PARAÍBA DO NORTE (1822-1889) | |
| Maday de Souza Morais |
| A PROVÍNCIA DA PARAÍBA E O RECRUTAMENTO MILITAR PARA A GUERRA DO PARAGUAI | |
| Juliana Dantas Rabelo, Serioja R. C. Mariano |
| ARRANJOS FAMILIARES E REDES DE COMPADRIO DE CRIANÇAS NEGRAS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES/ CIDADE DA PARAHYBA, 1861-1863 | |
| Larissa Bagano Dourado, Solange Pereira da Rocha |
| INCURSÃO SOBRE A ECONOMIA PARAIBANA (Século XIX) | |
| Maria da Vitória Barbosa Lima |
| INSTRUÇÃO DE PRIMEIRAS LETRAS NA PARAHYBA OITOCENTISTA: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM PINTOR DE HISTÓRIA DO BRASIL | |
| Wellington Oliveira de Sousa |
| “MISTURANDO-SE NAS SUAS FESTAS COUSAS PROFANAS COM AS DIVINAS”: CAETANO MIRANDA PINTO E A REPRESSÃO AO BATUQUE AFRICANO NA CAPITANIA DE PERNAMBUCO, NO SÉC. XIX | |
| Josinaldo Sousa de Queiroz |
| POLÍTICA E ESCRAVIDÃO DA PARAHYBA DO NORTE: ANTONIO ALVES DE SOUZA CARVALHO E SEU VOTO EM SEPARADO | |
| Lucian Souza da Silva |
| UM ESTUDO PROSOPOGRÁFICO DA NOBILIARQUIA PARAIBANA NO SEGUNDO REINADO (1840-1889) | |
| Myraí Araújo Segal, Serioja R. C. Mariano |
ST-19) MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: DA TRAMA AOS REGISTROS
| CARTOGRAFIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UMA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM PATOS-PB | |
| Daniela Medeiros da Silva |
| DAS “SUBVERSÕES” DOCENTES NAS TRAMAS DE “CLIO”: ENSINO DE HISTÓRIA, PROFISSÃO DOCENTE E DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE (1964-1985) | |
| Ramon de Alcântara Aleixo |
| MEMÓRIAS DE ENSINO O ENCONTRO COM CLIO E AS NARRATIVAS DO FAZER | |
| Taynnã Valentim Rodrigues, Auricelia Lopes Pereira |
| RESPOSTA AO REPTO DO PATRIOTA | |
| Joana Neves |
ST-20) LINGUAGENS HISTORIOGRÁFICAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA: MÉTODOS E REPRESENTAÇÕES.
| A BUSCA DA IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA DE EUDÉSIA VIEIRA: “TERRA DOS TABAJARAS” | |
| Luíra Freire Monteiro, Viviane de Fátima Aquino |
| A IDENTIDADE PARAIBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PARAÍBA”, DE HORÁCIO DE ALMEIDA | |
| Viviane Edna Vieira Patrício, Luíra Freire Monteiro |
| A IDENTIDADE PARAÍBANA NA OBRA “HISTÓRIA DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA”, DE MAXIMIANO LOPES MACHADO | |
| Luíra Freire Monteiro, Marinês Cavalcante da Silva |
| IMIGRANTE EM CARTAZ!: ANÁLISE DAS IMAGENS DE PROPAGANDA DOS FILMES O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980), AVENTURAS DE UM PARAIBA (1982) E O BAIANO FANTASMA (1984/88) | |
| Rafael da Silva Abreu |
| JOANA D’ARC: UMA EXCESSÃO AO PENSAMENTO FEMININO NO SÉCULO XV | |
| Monyke do Nascimento Crispiniano |