Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
RECOMPONDO MEMÓRIA E TECENDO HISTÓRIA: REVISITANDO A HISTÓRIA DA CIDADE DE GUARABIRA/PB A INVENÇÃO DO IMAGINÁRIO GUARABIRENSE ACERCA DO APARECIMENTO DE OVNIs (1990 – 2000)
Sandeilson Beserra Nunes, João Batista Gonçalves Bueno

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


A valorização do passado das cidades é assunto cada vez mais constante nas pesquisas históricas. Esta tendência se torna inédita quando problematizamos conceitos que norteiam as relações que criam pontes de diálogo entre a memória e o imaginário tendo como plano de fundo a cidade como espaço social. Sendo assim partindo da analise de jornais estaduais como: O Norte, Jornal da Paraíba, Correio da Paraíba e A União; tentamos traçar uma linha imaginária sobre o fato ocorrido em um período de 10 anos. Sendo assim nosso trabalho tenta consolidar em seu arcabouço uma construção do passado através dos Jornais e da memória local. Este artigo tenta emergir uma problemática que busque sanar as incógnitas de um passado “glorioso” da cidade de Guarabira/PB, que ficou mundialmente conhecida como a capital dos OVNIs (Objeto Voador Não Identificado), no Brasil. O mesmo fato reunia toda a população todas as noites para contemplar aquele festival de luzes no céu. Postulamos entender o que está por trás desse acontecimento social e compreender os diálogos entre a memória e a construção desse espaço.

Palavras-chave: OVNIs. Cidades. Memória.


Texto completo: PDF