Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
TECENDO EXPERIÊNCIAS: UMA DESCRIÇÃO DAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Ramsés Nunes e Silva, Alan Tassio Galdino, José Eudes Ferreira da Silva

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


O presente artigo tem por objetivo descrever as experiências vivenciadas durante período de estágio de observação por dois graduandos do Curso de Licenciatura Plena em História. A experiência do estágio supervisionado foi realizada na E. E. E. Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, cidade de Lagoa Seca no Estado da Paraíba. Metodologicamente se delimitou observar as possibilidades e os desafios de ensino que o professor de História enfrenta rotineiramente no ambiente escolar. Desafios esses, que remetem o crivo das condições estruturais, do baixo-estima de alguns educandos, da questão disciplinar e didática. Para tanto, se observou, diretamente, os aspectos didáticos disponibilizados e utilizados pelo professor de História do oitavo ano. Diante disso, a experiência possibilitou entender como o processo de ensino e aprendizagem pode se tecer a partir da criatividade no cotidiano e do comprometimento que o ensinar exige do professor, mesmo diante de uma serie de desafios contundentes no Ensino Básico.

Palavras-chave: Ensino. História. Desafios.


Texto completo: PDF