Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Waldeci Ferreira Chagas, Damião Cavalcante do Nascimento

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar “as representações dos povos indígenas no livro didático de História” utilizado pelos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental I, especificamente 2º, 3º, 4º e 5º na rede pública municipal de Alagoa Grande. Para tanto, escolhemos o livro “História”, que integra o “Projeto Buriti” escrito por César da Costa Júnior, Thelma Cademartori Figueiredo de Oliveira, Vanessa Gregorut, Regina Maria de Oliveira Ribeiro e Murilo José de Resende. Tal obra foi organizada pela Editora Moderna, e publicado em 2007. Trata-se de uma coleção voltada para o Ensino Fundamental Menor. Outro aspecto que levamos em consideração na escolha de tal livro é o fato de ele trazer conteúdos de história e cultura indígena, e assim corresponder ao que determina a lei 11.645/008, que obriga as escolas da educação básica a incluir tais conteúdos no currículo escolar. Apesar da crítica historiográfica as representações dos povos indígenas, o livro didático não foge aos estereótipos consagrados, assim reforça e reproduz a imagem dos povos indígenas como sendo cordial, passivo, preguiçoso, pouco inteligente e animalesco. Afora isso, é um sujeito preso ao passado, sobretudo, no período colonial da história do Brasil e integrado a natureza. Trata-se, portanto, de uma visão romântica e desumana, que pouco corresponde à realidade vivenciada pelos povos indígenas na contemporaneidade, caracterizado pela luta em defesa da terra e de suas culturas tradicionais.

Palavras-chave: Livro Didático. História. Índios.

Texto completo: PDF