Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
COLÔNIA SÃO PEDRO DO PINDARÉ-MA (1845-1881)
Karilene Costa Fonseca, Juciene Ricarte Apolinário

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

A presente Comunicação é parte das reflexões para a elaboração de uma Dissertação de Mestrado em História, a partir das pesquisas das fontes acerca da Colônia de São Pedro do Pindaré. Trata-se da aldeia Adega Grande de São Lourenço de Barbados, fundada em 1758, sendo a primeira aldeia no Maranhão Império. Ao ser elevada à categoria Colônia em 1840, concretizou-se a primeira tentativa de missão indígena no Maranhão, objetivando facilitar as navegações pelo rio Pindaré, uma vez que os índios Guajajara habitantes nas margens desse rio tornavam o acesso e o trânsito dos não indígenas arriscadíssimo, pois os índios atacavam as embarcações. Na busca de superar tal situação, o então Presidente da Província, o Marquês de Caxias, ordenou que se fundassem uma Colônia a direita do dito rio, com o nome São Pedro do Pindaré, sob as ordens do Diretor Tenente Coronel Fernando Luís Ferreira.  Entretanto, o que de fato pretendia com a elevação desta aldeia a categoria de Colônia, era evitar que os índios se associassem aos revoltosos da Balaiada, visto que, as principais lideranças desse movimento estavam próximas daquela região. Os documentos analisados para discussões correspondem a Diretoria dos Índios: são ofícios trocados entre os diretores da Colônia e os presidentes da Província, relatórios dos presidentes da Província e correspondências dos missionários “barbudinhos” (Capuchinhos). O recorte temporal escolhido ocorreu em virtude da variedade documental existente. Objetivamos a partir de tratamento teórico metodológico dessas fontes, problematizar o teor reproduzido em falas etnocêntricas que expressaram sobre os índios como meros expectadores do processo de colonização, onde, todavia é possível observar nas entrelinhas dos argumentos encontrados na documentação as diversas vozes ameríndias resistindo ao processo das tentativas de pacificação dos índios pelos brancos colonizadores.

Palavras-chave: São Pedro do Pindaré. Índios. Colonização.

Texto completo: PDF