Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
UNIVERSIDADE E A ESCOLA: DIÁLOGO NECESSÁRIO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL
Márcia de Albuquerque Alves, Vilma de Lurdes Barbosa e Melo

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África na Educação Básica. Essa regulamentação provocou mudanças na Universidade e na Escola. Neste sentido, objetivamos neste artigo dialogar sobre a Lei 10.639/2003 e seus desdobramentos quanto à responsabilidade da Universidade. Para cumprir esse objetivo discutiremos a partir de documentos oficiais como a LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-raciais sobre a importância da História da África no Ensino Superior, na intenção de provocar reflexões sobre a necessidade do diálogo nesses – a escola e a Universidade - espaços formativos. Partimos do lugar social de formação do professor por considerá-lo agente transformador neste processo. Já se mostram avanços significativos a partir da regulamentação da referida lei. No entanto, ressaltamos que ainda é preciso mais diálogo entre os diferentes níveis de ensino com relação à questão étnico-racial.

Palavras-chave: História da África. Lei 10.639/2003. Ensino Superior. Professor de História. Educação Básica.

Texto completo: PDF