Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
O BAIRRO DE JAGUARIBE NA MEMÓRIA DE SEUS MORADORES IDOSOS DURANTE A DITADURA MILITAR
Juliana Barros de Oliveira

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as memórias dos moradores idosos do bairro de Jaguaribe durante o período da Ditadura Militar. Jaguaribe configurava-se como espaço que comportava estudantes universitários e secundaristas, sendo alguns deles moradores ou frequentadores da chamada residência universitária, localizada no bairro à época. Jaguaribe fica próximo do Centro, onde existiam faculdades que hoje formam o campus I da Universidade Federal da Paraíba, a exemplo da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFI. Ademais, no bairro existia ainda a Faculdade de Medicina. Logo, Jaguaribe apresenta-se na memória de alguns dos seus moradores idosos como um lugar de resistência e efervescência política e cultural que merece ser estudado através da perspectiva dos relatos daqueles que vivenciaram o período.

Palavras-chave: Bairro de Jaguaribe. Ditadura Militar. Memória.

Texto completo: PDF