Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA
Galtiére José dos Santos, Kathleen Kyara G. de Araújo

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


A comunicação propõe uma reflexão sobre a importância do livro didático de História no processo de ensino-aprendizagem, pensando a respeito de suas contribuições e de seus problemas para a compreensão da história. Percebemos, a partir de uma experiência em sala de aula, desenvolvendo atividades do PIBID de História – CERES - UFRN, como o livro didático é um instrumento complexo da educação. Tendo como referencial Circe Bittencourt, selecionamos duas obras didáticas, “História, Sociedade e Cidadania”, de Alfredo Boulos Júnior (2009), e “Navegando pela história”, de Silvia Panazzo e Maria Luiza Vaz (2002), para fazermos uma análise sobre a abordagem dos conteúdos de História da América Colonial com o objetivo de identificarmos se havia um possível diálogo com as tendências da historiografia recente. Tal reflexão e análise forma importantes para identificarmos nos livros didáticos citados um déficit teórico e os limites no diálogo com a historiografia recente da História da América.

Palavras-chave: Livro didático. História. Análise. Seleção. Organização. Conteúdos.


Texto completo: PDF