Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
IMPRENSA E MOVIMENTO ESTUDANTIL: A ATUAÇÃO POLÍTICA DO CENTRO ESTUDANTAL CAMPINENSE NA CONJUNTURA ANTERIOR AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964
Ajanayr Michelly Sobral Santana, Iranilson Buriti

Última alteração: 2014-12-19

Resumo

O objetivo, por meio deste artigo, é o de analisar o espaço do Centro Estudantal Campinense como atuação política no movimento estudantil, através da produção do jornal Formação produzido e organizado pelos estudantes, aproximando-se dos eventos que antecederam o golpe civil-militar de 1964. Os estudantes da cidade de Campina Grande/PB vivenciaram, através de múltiplas experiências, a efervescência política ao qual passava a cidade e o país, haja vista o núcleo ativo de intelectuais e estudantes.  Disto, abordaremos a publicação deste jornal, e de outros, em que os estudantis souberam usa-lo como instrumento e principal veículo para divulgar suas lutas, ideias e manifestos, como porta-voz dos interesses dos estudantes. Utilizaremos como fio condutor a perspectiva da História Oral, através da memória da militância de líderes estudantis e editores/colaboradores do jornal Formação no espaço do Centro Estudantal Campinense. Para tanto, através desses jornais discutiremos as principais lutas políticas e discussões deste Centro, presente institucionalmente até o ano de 1964.

Palavras-chave: Imprensa. Centro Estudantal Campinense. Movimento Estudantil.

Texto completo: PDF