Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
MULHER E ICONOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO BÁSICO DE HISTÓRIA
Wellerson Almeida de Sousa

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


Lançando um olhar para as figuras femininas artistas e suas pinturas, na Idade Moderna, esta análise busca discutir o uso da iconografia no ensino Fundamental de História. Com base numa recente historiografia que vem questionando o cânone da arte ocidental e problematizando o lugar marginal da mulher na arte, pode-se afirmar que tais imagens podem alargar uma visão sobre âmbito mais geral do ensino de historia que abrange o período. Diante do exposto, podemos indagar: como os professores de história podem questionar os lugares naturalizados para homem e mulher nos livros didáticos do período moderno, articulando texto e imagem? Esta reflexão parte de uma análise desenvolvida no projeto de monitoria de História Moderna da UEPB e propõe aproximações entre leituras historiográficas, especialmente de Felipa Vicente, A. Manguel e a prática escolar no campo do ensino de história básica.

Palavras-chave: Mulher. Iconografia. Ensino de História.


Texto completo: PDF