Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
A CAMPANHA ELEITORAL PARA PRESIDENCIA DO ESTADO DA PARAÍBA DE 1912: O JOGO DO PODER E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO SIMBÓLICA
Giulianne Chrishina Barros dos Anjos

Última alteração: 2014-12-19

Resumo


Esse trabalho visa analisar a campanha eleitoral para presidência do estado da Paraíba transcorrida em 1912. Tal campanha foi revestida pelo ideário salvacionista difundido durante o governo de Hermes da Fonseca. Para além do contexto político nacional, analisamos esse processo eleitoral como parte de um momento da história paraibana marcado pela reconfiguração do poder político. Nesse sentido, buscamos perceber, por intermédio dos escritos da imprensa da época, como se deu o processo de construção e desconstrução simbólica não só dos candidatos em disputa, mas dos principais personagens que atuavam no cenário político paraibano nesse período. Objetivamos, assim, discutir sobre a política paraibana na Primeira República, a partir dessa campanha eleitoral, de forma a observar o jogo do poder em um momento em que os grupos políticos construíam-se ou reconstruíam-se, em meio ao desenrolar da campanha que se caracterizou para muito além do que se pensa sobre as eleições na República Velha.

Palavras-chave: Poder. Campanha eleitoral. Primeira República.


Texto completo: PDF